Como reduzir a inadimplência no seu consultório de osteopatia

Abrir o próprio consultório de osteopatia é o objetivo de grande parte dos profissionais que se formam na área. Quando conquistam esse feito, muitos percebem que a gestão do negócio requer habilidades que vão além do raciocínio clínico e técnicas manuais. É preciso saber um pouco sobre marketing, administração e trabalhar para que os pacientes mantenham os pagamentos em dia. Como tem sido essa experiência para você? 

A inadimplência é um problema recorrente em diferentes empresas, no consultório de osteopatia, essa também é uma dor que os fisioterapeutas precisam amenizar. Segundo o Serasa Experian, em outubro de 2021 foi registrado o número de 63,4 milhões de pessoas em situação de inadimplência no Brasil. O número não é exclusivo do mercado de fisioterapia, mas serve como parâmetro para entender que esse é um problema real e quanto mais preparado você estiver para lidar com isso, melhor. 

Uma das formas de evitar e reduzir a inadimplência no seu consultório de osteopatia é mostrar o valor do seu trabalho para as pessoas. Você pode fazer isso prestando um atendimento que resolve o problema de verdade, como o tratamento osteopático. Além da eficácia clínica, o controle de inadimplência no consultório depende de um cadastro atualizado, bom relacionamento com os pacientes, fluxo de caixa organizado e flexibilização nas formas de pagamento. 

Guia para controlar a inadimplência no consultório de osteopatia

A ordem de pagamentos deve estar sempre no seu radar. Não receber do cliente o valor da sua sessão comprometerá o fluxo de caixa, a lucratividade e o crescimento da sua clínica. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para manter a saúde financeira do seu negócio. 

  • Atualize o cadastro do paciente de tempos em tempos

Se o cadastro do paciente estiver atualizado, será fácil entrar em contato com ele caso o pagamento não seja efetuado. Aproveite o momento da recepção para atualizar a ficha cadastral. Para não perder tempo preenchendo tudo de novo, atualize de um jeito rápido, confirmando os dados mais importantes, como o número de telefone, e-mail e redes sociais.

  • Ofereça diferentes opções de forma de pagamento

Faça o possível para facilitar o pagamento, oferecendo várias alternativas para o paciente. Além de dinheiro em espécie, débito e crédito no cartão, existe a possibilidade de receber via boleto ou PIX. Quanto mais facilidades, maiores são as chances de reduzir a inadimplência.

  • Mantenha um relacionamento próximo com os pacientes e envie alertas para as cobranças e vencimentos

Quem não é visto, não é lembrado. Uma das principais razões para a inadimplência no consultório de osteopatia é que as pessoas esquecem de realizar o pagamento do pacote de tratamento. Vale a pena elaborar uma mensagem simpática, que será enviada por e-mail, WhatsApp ou telefone. Existem no mercado alguns sistemas de envio de alertas de cobrança de forma automática.

O cuidado com o contato pós-consulta também colabora para reduzir os índices de inadimplência. Mantenha contato mesmo com aqueles pacientes sem retorno marcado, por meio de automações, como o e-mail marketing. Construa um relacionamento duradouro e transparente com quem já conhece seu serviço, explicando como os processos de pagamento funcionam e estando sempre disponível para tirar dúvidas.

O controle do fluxo de caixa deve estar sempre atualizado

Monitorar e controlar as contas a receber deve fazer parte da sua rotina de trabalho. O ideal é acompanhar aqueles pacientes que estão com alguma pendência ou inadimplentes, para tentar uma comunicação amigável. Sem acompanhar os registros das entradas e saídas, você pode deixar passar o recebimento de um cliente ou uma conta a pagar que venceu, mas não foi paga.

Apesar da inadimplência ser um problema comum no Brasil, ela pode ser prevista e evitada no seu consultório de osteopatia. Invista em ações de relacionamento com os pacientes. Isso fará a diferença nos recebimentos mensais, reduzirá os problemas prejudiciais para a saúde financeira do seu consultório, além de melhorar a credibilidade e confiança na sua marca no mercado.

Você é fisioterapeuta e deseja saber mais sobre o curso de osteopatia?

Fale com a equipe EOM

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.