Como a osteopatia potencializa os resultados em diferentes áreas de fisioterapia

Quem está atento ao mercado da saúde já sabe: a demanda pelos cuidados personalizados está cada vez maior. 

Com a procura por atendimentos integrativos, em que o paciente é o centro do tratamento, sendo avaliado e tratado de forma completa pelo profissional, a osteopatia tem sido uma metodologia potencializadora de resultados em diferentes campos de atuação do fisioterapeuta. Será que um raciocínio clínico mais abrangente te faria ter resultados melhores? Nós acreditamos que sim. 

Uma abordagem integral é o caminho para melhorar o índice de reabilitação na fisioterapia 

Seja qual for a sua área de atuação, o objetivo do tratamento é o mesmo: recuperar a saúde do paciente que confiou em você. Entregar um atendimento que vai além da prática curativa, envolvendo o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando que ele está inserido em um contexto social, familiar e cultural, faz toda a diferença na sua abordagem clínica. 

Os fisioterapeutas podem desenvolver a habilidade necessária para oferecer um diagnóstico mais integrado por meio do estudo da osteopatia. A abordagem osteopática ajuda a aliviar dores, corrigir disfunções e recuperar alterações orgânicas em geral por meio de técnicas não-invasivas, que direcionam o corpo para a autocura. 

Seu criador, o médico americano Andrew Taylor Still, declarou que essa é uma especialidade da saúde que entende o corpo humano como um todo, e toda reflexão sobre o trabalho parte deve partir desse princípio. Ao aprofundar seus conhecimentos na área, você conseguirá compreender melhor seu paciente para identificar os pontos que devem ser tratados em seu consultório. 

Entenda como a Osteopatia vai complementar seu repertório como Fisioterapeuta 

  • Você entenderá o corpo humano de forma completa 

A faculdade de fisioterapia é completa, mas com uma grade curricular que te prepara para lidar com as questões físicas do paciente. Já a base da osteopatia está no entendimento do corpo humano como uma unidade, em que todas as partes estão conectadas e exercem certa influência entre elas. 

Os osteopatas possuem um profundo conhecimento anatômico e fisiológico, mas o diferencial está no olhar: eles enxergam o corpo como uma verdadeira obra de arte, cheia de sutilezas e complexidades. Ao unir os dois campos de estudo, você amplia suas possibilidades com o paciente e melhora sua reputação no mercado da fisioterapia. 

Depois de entender o raciocínio por trás da osteopatia, vemos o corpo com uma potência que pode ser reabilitada com o direcionamento certo.

  • Conhecimentos aplicáveis em diferentes áreas de atuação 

Como desloca o olhar do sistema musculoesquelético para a relação sistêmica, a osteopatia envolve uma base de conhecimentos variados. É por isso que os profissionais da área estão preparados para atuar em parceria com diferentes campos da medicina, com o tratamento osteopático sendo o principal, ou complementar na recuperação do paciente. 

Com uma base de conhecimentos tão versátil, uma das vantagens da osteopatia é a facilidade de ser explorada em diferentes contextos. Fisioterapeutas especializados nessa área conseguem atender melhor às necessidades de seus pacientes. Das clínicas particulares, passando pelos hospitais e até nos centros esportivos, quem domina o raciocínio osteopático tem resultados mais satisfatórios 

  • Na reabilitação de casos mais complexos

Você já teve dificuldades para lidar com uma condição clínica específica? Saiba que é muito comum os fisioterapeutas experientes ficarem sem saber como agir diante de uma situação mais difícil. Isso acontece porque nem sempre eles têm as ferramentas ou conhecimentos necessários para problemas mais complicados. Acontece!

Em um cenário de complexidade, a osteopatia serve para possibilitar a resolução e promover a recuperação integral do paciente. Com a visão e o raciocínio osteopático, além das técnicas manuais específicas, os Osteopatas conseguem mapear a origem da queixa, criando relações com outros sintomas e descobertas feitas na anamnese. Por aqui, costumamos dizer que o segredo está na maneira de pensar sobre o indivíduo.

  • Maior compreensão do impacto da Saúde Mental nos sintomas físicos 

A influência das queixas emocionais na saúde física já é uma pauta popular entre muitos profissionais. Na fisioterapia, esse é um assunto que tende a ganhar mais destaque, afinal, são inúmeros os casos de pacientes com dores de origem psicológica. E agora? Lidar com o desafio das doenças modernas requer conhecimentos profundos sobre os impactos dessas relações – a osteopatia oferece esse repertório.

Assuntos do universo da psicossomáticas, o sistema nervoso e as influências em todos os outros sistemas do corpo estão presentes na maior parte da grade da formação em osteopatia. Você terá acesso aos recursos necessários para tratar algumas queixas comuns atualmente, entre elas: distúrbios do sono, ansiedade, estresse e outros problemas emocionais, oferecendo aos pacientes uma série de cuidados que, quando combinados com outras especialidades da saúde, podem promover o alívio dos sintomas e o bem-estar integral. 

Quando um fisioterapeuta que já tem uma área de atuação definida, como um especialista em pediatria, decide ir em busca de mais conhecimentos, é fundamental pensar em possibilidades que vão ampliar sua capacidade de conduzir a reabilitação do paciente. Nesse sentido, identificar conhecimentos que podem agregar a base técnica que já existe é uma forma interessante de evoluir na área e se tornar referência no assunto que se propôs a praticar! 

A Nação EOM é composta por muitos fisioterapeutas que já são consolidados em seu campo de especialidade, mas que encontraram na osteopatia uma chance de potencializar resultados e alavancar a carreira. Garanta sua vaga na Formação em Osteopatia em 2024 e aprenda o que eles estão descobrindo! 

Fale com a equipe EOM e esteja entre os Fisioterapeutas Osteopatas mais preparados do mercado!

 Clique aqui para falar com a equipe.

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.