3 explicações para você entender como funciona a osteopatia

A doença é um sinal de que algo está desregulado no corpo humano. Isso significa que para recuperar a saúde é preciso tratar o que gera desequilíbrio. Se você busca saber como funciona a osteopatia, essa é uma boa explicação: ela atua na causa, não apenas nos sintomas. Cabe ao fisioterapeuta normalizar as estruturas para que o corpo retorne ao seu estado saudável.

A osteopatia é uma abordagem terapêutica que utiliza recursos manuais e um raciocínio próprio para recuperar o bom funcionamento do corpo humano. Criada nos Estados Unidos no fim do século XIX pelo Dr. Andrew Taylor Still, ela segue uma filosofia fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana. Ao entrar na Formação em Osteopatia, o fisioterapeuta tem a oportunidade de aprofundar os conhecimentos vistos na graduação, além de abrir seu leque de aprendizado com matérias mais específicas e importantes para o entendimento da integralidade do corpo.

O fisioterapeuta especializado em osteopatia pode fazer movimentos nas articulações, músculos, ligamentos e nervos do paciente para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo. Embora tenha crescido nos últimos anos, alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre a área. Se esse é o seu caso, confira essas explicações.

Conceitos que te ajudarão a compreender como funciona a osteopatia

• A osteopatia considera o todo: o criador da osteopatia deixou muitos ensinamentos, entre eles, o de que a estrutura determina a função. Esse pilar da osteopatia coloca o corpo humano como um todo indivisível, ou seja, tudo está relacionado entre estrutura e função. É preciso haver um equilíbrio completo para ter saúde. As estruturas são os ossos, músculos, peles, glândulas, etc. – por isso as matérias da Formação em Osteopatia vão além da biomecânica.
  • Existe um raciocínio por trás que importa tanto quanto as técnicas utilizadas: o raciocínio osteopático é a maneira de pensar a respeito das queixas do paciente, que envolve um amplo conhecimento do corpo humano e de todos os processos envolvidos em seu funcionamento. O fisioterapeuta especializado na área acessa sua bagagem de conhecimentos e ferramentas técnicas para relacionar os sintomas com as possíveis causas da doença. O diagnóstico assertivo aumenta os índices de recuperação.

Inclusive, o Dr. Rogério Queiroz explicou como essa forma de investigação utilizada nos tratamentos faz o resultado ser melhor. Assista aqui. Não esqueça de compartilhar!

• Há um grande respeito pela capacidade de autocura do corpo humano: as estruturas do corpo, dentro de toda sua organização, tem tudo o que precisa para curar a si mesmo e evitar as doenças. O profissional especializado em osteopatia compreende que seu papel é atuar nos canais nervoso, linfático e vascular, a nutrição das células e a eliminação dos dejetos para que funcionem perfeitamente. O fisioterapeuta é um facilitador do processo de recuperação.

A osteopatia é a especialização que prepara o fisioterapeuta para lidar com as patologias do futuro enquanto colabora para que ele alcance os objetivos do presente. Se você se interessou pela área, aproveite para garantir sua vaga na maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo. Seja um aluno EOM!