O que é osteopatia na fisioterapia?

Depois que se forma, o fisioterapeuta tem muitas opções para se especializar. Saber o que é osteopatia na fisioterapia te ajuda a direcionar suas escolhas. Essa é uma área promissora, que atrai cada vez mais profissionais em busca de uma carreira lucrativa, com propósito e incentivo à transformação pessoal. 

O que é osteopatia na fisioterapia? Uma palavra pode resumir: aprofundamento. 

Criada pelo médico americano Andrew Taylor Still, a osteopatia é um tratamento utilizado desde 1874 e que apresenta resultados expressivos na prática clínica. De acordo com o conceito deixado pelo Dr. Still, o corpo seria capaz de criar seus próprios medicamentos contra as doenças – o profissional é um facilitador desse processo. 

A Fisioterapia Osteopática é considerada uma Especialidade Profissional pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A Resolução Nº 398, de 03 de Agosto de 2011, dispõe sobre a especialidade de Osteopatia. Essa é uma carreira de saúde regulamentada e ideal para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente.

O que é osteopatia? 

A osteopatia é uma abordagem que utiliza predominantemente as técnicas manuais com o objetivo de restaurar o bem-estar geral dos pacientes. A filosofia é o principal diferencial do método. Para os profissionais dessa área, o foco do tratamento é encontrar o equilíbrio do corpo como um todo, não somente de uma parte específica.

Com uma metodologia própria, que engloba conhecimentos da medicina alternativa, a osteopatia tem o intuito de restabelecer a função das estruturas e sistemas, auxiliando na recuperação, manutenção e restabelecimento da harmonia entre o corpo e mente.

Se você pensar bem sobre o que é a osteopatia na fisioterapia, vai perceber que elas dividem o mesmo objetivo: reabilitar a saúde. 

O fisioterapeuta especialista na área reconhece que cada indivíduo expressa sua condição de saúde e doença de maneiras distintas. Nesse sentido, é importante identificar as alterações físicas da estrutura corporal para evitar o aparecimento e perpetuação das condições clínicas.

O que faz fisioterapeuta osteopata?

O Fisioterapeuta osteopata é o profissional que se especializou em osteopatia. A Formação Profissional em Osteopatia amplia a visão do Fisioterapeuta, de modo que ele seja um profissional com conhecimentos profundos em anatomia, biomecânica, fisiologia e patologia. Ele pode atuar em diferentes frentes, da mesma forma que a fisioterapia tradicional, ou em parceria com outros profissionais da saúde. 

O objetivo do tratamento é sempre reabilitar a saúde do paciente que procurou pelo atendimento. Durante um atendimento de osteopatia, o profissional utiliza técnicas manuais, com alguns movimentos nas articulações, músculos, ligamentos e nervos do paciente para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo. Ele também está capacitado para orientar os pacientes sobre os hábitos mais adequados para a situação.

Qual a diferença entre fisioterapeuta e osteopata?

A osteopatia na fisioterapia é uma especialidade. As duas áreas trabalham juntas e podem tratar as mesmas condições, mas possuem abordagens diferentes, baseadas em seus conceitos. Enquanto a fisioterapia tem uma interferência mais específica, a osteopatia enxerga o corpo como uma unidade e o profissional está mais preocupado com o sistema do que apenas com o sintoma.

Embora tenham similaridades, as áreas não são iguais. Muitas pessoas confundem as áreas de estudos, mas basta uma boa pesquisa para entender como uma pode contribuir com a outra. Inclusive, essa é a visão que deve existir entre os profissionais: colaboração. Como no Brasil a especialização em osteopatia só pode ser feita por fisioterapeutas formados, elas andam juntas! 

A recomendação para os profissionais que se interessam pela área é que eles busquem a Formação em Osteopatia para poder se diferenciar no mercado e atender seus pacientes com a excelência que merecem. Quem tem anos  de experiência e sente a necessidade de alavancar seus resultados clínicos pode interiorizar o raciocínio osteopático para oferecer ainda mais qualidade em seus atendimentos.

Se você quer saber de uma vez por todas o que é osteopatia na fisioterapia, grave na memória: ela é uma especialização com potencial para potencializar seus ganhos financeiros. Através da satisfação dos pacientes, você valoriza seu trabalho e colabora com a visão de saúde da sociedade.

Ficou interessado em saber mais sobre a osteopatia?

Fale com a equipe EOM!

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.