A Osteopatia como ferramenta de compreensão do paciente

Você consegue captar as sutilezas da saúde do seu paciente? A osteopatia permite que o profissional faça isso através de uma sensibilidade apurada e uma base de conhecimentos completa. Com a percepção refinada, o Fisioterapeuta Osteopata consegue um atendimento mais assertivo e, por consequência, mais eficaz. 

Em um atendimento de osteopatia, o profissional estimula o funcionamento corpo humano em vez de atuar de forma reativa, lidando apenas com os sintomas das doenças que estão explícitos. Para que essa atuação seja eficaz e feita de acordo com as necessidades do paciente, o fisioterapeuta deve ter os recursos e conhecimentos sobre anatomia, biomecânica, fisiologia e patologia – além de um raciocínio capaz de criar e conectar as informações. É por isso que, para desenvolver o raciocínio osteopático, o fisioterapeuta deve se comprometer a entender tudo sobre os sistemas corporais e a relação da pessoa com o ambiente externo.  

A osteopatia é uma das áreas que mais respaldam a carreira do fisioterapeuta. Os índices de recuperação do tratamento osteopático costumam ser maiores dos que os vistos no mercado e a principal razão para a disparidade é a capacidade de interpretar o paciente que o fisioterapeuta adquire com os anos de estudos na área. 

A osteopatia te permite interpretar melhor para direcionar o tratamento

Quanto mais assertivo o diagnóstico, melhor será seu trabalho. Essa equação não é segredo para ninguém. Quando o fisioterapeuta identifica a origem da dor do paciente, consegue aplicar o tratamento personalizado para a causa. Para o Dr. Thalis Barduzzi, aluno EOM, a Osteopatia foi uma facilitadora para o sucesso.

“A Osteopatia representa uma forma de ampliar o entendimento da manifestação biopsicossocial e facilita compreender o que um determinado organismo necessita para ampliar o seu processo de autorregulação.

Caracteriza um refinamento no processo de diagnóstico e tratamento e, consequentemente, potencializa os meus resultados em um período de tempo mais reduzido. Além disso, ela reflete a segurança nos meus atendimentos e a confiabilidade dos clientes comigo.

Logo, isso tudo acaba culminando em uma representação na mudança na minha qualidade de vida e no meu estilo de vida.” 

São muitos os caminhos que trazem os profissionais para a Osteopatia. O Dr. Thalis se encantou pela área quando passou pela experiência de ser tratado por um Fisioterapeuta Osteopata. “Aproximadamente em 2013, quando eu caí de 5 metros de altura com a cabeça no chão, fiquei com muita dor na região do pescoço e me consultei com um profissional especialista em Osteopatia. Sai de lá sem dor. Foi encantador ver como aquela pessoa me ajudou tanto utilizando as mãos e algumas orientações de exercício. Isso acendeu uma luz. Durante meu processo de formação, tinha o objetivo de ser um clínico melhor e tratar com mais efetividade as pessoas que buscavam o meu serviço – essas coisas que me direcionaram para o caminho da Osteopatia.”  

Conseguir compreender e interpretar o paciente melhora sua prática clínica

O maior diferencial do tratamento com a osteopatia é que ela considera a integralidade do paciente. Você sabe da capacidade do corpo humano, mas mais do que isso: respeita suas funções. De acordo com o Dr. Thalis, o resultado na prática clínica é evidente.

“Eu observo uma diferença bem significativa no meu trabalho. As pessoas que acompanho estão melhorando de forma mais rápida, com um menor número de intervenções e, consequentemente, dispondo de menos recurso financeiro para se sentir melhor. A osteopatia facilitou tanto no processo de segurança quanto no de entendimento e de ferramenta para intervir nos meus pacientes.” 

Estudar osteopatia na EOM Brasil é pertencer a uma Nação de apaixonados pela área

“A melhor coisa de ser aluno EOM é saber que estou em uma formação muito bem enraizada e consolidada, que tem seus princípios, sabe onde quer chegar e que já tem uma estruturação metodológica que facilita demais o aprendizado dos alunos. Além disso tudo, o acolhimento que os professores e os próprios alunos têm uns com os outros é fundamental. Isso tudo representa o que nós, enquanto Nação EOM, comentamos sobre uma família, a família EOM. Para mim, a melhor coisa de ser aluno EOM é saber que eu vou ter uma formação muito bem consolidada, respeitando princípios de uma instituição muito bem estruturada e que sabe onde quer chegar.”

A Osteopatia é a área da fisioterapia que amplia a visão do profissional, permitindo que ele atue em patologias de diferentes complexidades. Se você busca uma maneira de se diferenciar no mercado e melhorar seus resultados clínicos, o raciocínio osteopático irá te ajudar!

As turmas para a Formação em Osteopatia da EOM Brasil estão abertas

Saiba mais  

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.