A osteopatia trata o que não se vê: sobre o raciocínio osteopático

A osteopatia trata o que não se vê: sobre o raciocínio osteopático

A osteopatia trata o que não se enxerga em um primeiro momento. Apesar de ser filosófica, essa definição serve para explicar como o raciocínio funciona e por que faz a diferença no trabalho do fisioterapeuta. A capacidade de identificar e atuar na origem da queixa aumenta o índice de satisfação e reduz o de reincidência. Ou seja, o profissional especializado na área se diferencia no mercado em que atua! 

O tratamento osteopático é reconhecido e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, existe uma regulamentação pelo Coffito, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que qualifica o fisioterapeuta como profissional habilitado para ter essa especialização. Durante a sessão de osteopatia, ele utilizará o raciocínio osteopático para identificar a razão do sintoma e aplicará as técnicas manuais para tratar o paciente.

O que é o raciocínio osteopático

O raciocínio osteopático envolve um amplo conhecimento do corpo e de todos os processos envolvidos em seu funcionamento. A anatomia e a fisiologia humana representam o ponto de partida da visão do profissional. Com o domínio desses conhecimentos, ele consegue relacionar as queixas do paciente com os desequilíbrios identificados e entregar um tratamento personalizado

A Dra. Anne Weigert, aluna da EOM Curitiba, compartilhou que essa forma de pensar mudou sua perspectiva profissional. “A osteopatia tem me proporcionado maior capacidade de raciocínio, através do raciocínio osteopático, possibilitando determinar a conduta a ser utilizada em cada paciente de maneira mais direta e assertiva.” Como a maioria dos alunos da Formação em Osteopatia da EOM que aplicam o raciocínio osteopatia, ela contou que a diferença na maneira de atender é visível. 

Vantagens da Formação em Osteopatia para a carreira do fisioterapeuta 

  • Melhora na qualidade do atendimento oferecido
  • Diferenciação no mercado de atuação
  • Aumento no índice de satisfação dos pacientes
  • Valorização do tempo de sessão 
  • Maior conhecimento do funcionamento do corpo humano e suas interações com o exterior 
  • Capacidade de tratar, através de um trabalho global das cadeias lesionais ascendentes e descendentes
  • Possibilidade de atuar em consultório próprio ou em parceria com outros profissionais da saúde 

A osteopatia trata o que muitas vezes o fisioterapeuta nem imagina ser capaz. Seja qual for a área de atuação, o profissional tem acesso a conhecimentos que ampliam sua capacidade de atuação e diferenciam seu nome no mercado. Mais do que habilidades técnicas, a Formação em Osteopatia traz sucesso e prestígio para a carreira do aluno! 

Quer conhecer mais sobre a osteopatia?

Fale com a equipe EOM 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.