Como ser um profissional especializado em osteopatia clínica

A fisioterapia tradicional te prepara para amenizar as dores do paciente, mas a osteopatia clínica permite que você vá mais além e colabore com saúde integral. As duas coisas parecem iguais, mas fazem muita diferença na prática. Como se especializar é uma necessidade nos dias atuais, a procura por especializações relacionadas ao raciocínio ostepático cresce cada vez mais. Você sabe quais os requisitos para se formar na área? 

Conhecer novos e diferentes métodos de tratamento é fundamental para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. A osteopatia é um sistema de diagnóstico e cuidado que utiliza o contato manual e um raciocínio refinado para obter resultados mais satisfatórios na prática clínica.

Com índices de recuperação mais altos, o tratamento osteopático é um verdadeiro diferencial competitivo para que você conquiste mais pacientes, alavanque sua carreira e coloque o seu currículo profissional em destaque no mercado. Muitas pessoas buscam tratamento osteopático com o argumento de que sentem vistas por inteiro. Será que você consegue proporcionar essa sensação para quem procura seu serviço atualmente? 

Uma das justificativas para essa percepção por parte do paciente é que a osteopatia olha para o ser humano de forma integrada – isso é o que diferencia a atuação do profissional. De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde, a osteopatia clínica diz respeito à relação de corpo, mente e espírito na saúde e na doença, enfatizando a integridade estrutural e funcional do corpo e a tendência intrínseca do corpo de direcionar-se à própria cura. 

Quando essa visão é combinada com os conhecimentos adquiridos na graduação, o resultado é uma prática clínica mais rica e assertiva. 

Quem pode se especializar em osteopatia? 

O COFFITO reconhece a Osteopatia desde 2001 como uma especialização profissional do fisioterapeuta. O profissional especializado em osteopatia tem como objetivo detectar e tratar as disfunções somáticas e trazer o equilíbrio ao corpo do paciente, para que ele tenha condições de se defender mediante o processo da doença. 

O método baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo foi criado pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still em 1874. Para ingressar na área você deve ser um fisioterapeuta formado, porque os conhecimentos prévios são importantes para a prática. Desconfie de escolas que oferecem uma solução diferente ou que aceitem profissionais de outras áreas! 

Favorecer o processo de cura que é algo inato do corpo, mas com os conhecimentos da graduação e da especialização em osteopatia clínica, o fisioterapeuta colabora com esse ritmo de saúde. 

Como escolher a melhor formação em Osteopatia clínica? 

Quando um paciente procura um Fisioterapeuta Osteopata, ele considera a indicação de amigos e familiares, mas também avalia o currículo do profissional. Portanto, a formação contará muitos pontos a seu favor! 

A boa especialização ajuda a impressionar os pacientes, mas essa não é a única razão para se preocupar com a escolha da escola. A osteopatia é uma área muito interessante, ao mesmo tempo que é complexa e exige muita dedicação. É importante que a instituição ofereça conteúdos aprofundados, que sirvam para estimular o raciocínio osteopático e aprimorar as técnicas manuais. 

O tratamento osteopático é integrado, mas para conseguir oferecer isso você precisa ter um repertório diversificado entre manipulações, estudos científicos, discussões de casos clínicos. Conhecer a filosofia osteopática e aprender com fidelidade a osteopatia deixada pelo Dr. Still também são diferenciais! 

Para que sua formação seja válida, a escola que oferece a formação deve cumprir com alguns requisitos mínimos, veja abaixo:

  • Ter pelo menos 1.000h de aulas teóricas;
  • Ter pelo menos 500h de práticas supervisionadas em osteopatia;
  • Que a formação aconteça no mínimo em 4 anos (44 meses);
  • Que a escola tenha sistema de controle de frequência e avaliações teóricas e
  • práticas periódicas;
  • Que a escola tenha um programa de ensino compatível com o preconizado pela
  • AOB;
  • Que seu corpo docente seja composto por especialistas em Osteopatia.

A Escuela de Osteopatía de Madrid é uma das únicas instituições de ensino na área que seguem todas as exigências dos órgãos regulamentadores. A EOM Brasil já formou milhares de estudantes em uma estrutura física e pedagógica de excelência, contribuindo para a divulgação da osteopatia em todo país.

A osteopatia clínica é uma área que reserva bons frutos para os fisioterapeutas. O fato é que o mercado da fisioterapia é cada vez mais competitivo e, para se destacar, o profissional precisa ter um atendimento excepcional. A Formação em Osteopatia é o caminho para isso, porque te prepara para oferecer o tratamento com foco na origem da dor.

Quer saber mais sobre a Formação em Osteopatia da EOM?  

Clique aqui e fale com a equipe 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.