Características de um bom Fisioterapeuta Osteopata

O Fisioterapeuta Osteopata é um profissional especializado em osteopatia. Ele tem sido cada vez mais requisitado no mercado da saúde, acompanhando a tendência da busca por uma vida mais saudável e a popularização do tratamento osteopático. Você sabe quais os requisitos para ser bem sucedido nessa área? 

A osteopatia é um sistema de cuidados que aborda o indivíduo de uma perspectiva global. Em vez de direcionar sua atuação para as dores, o Fisioterapeuta Osteopata é voltado para a causa. Seu principal objetivo é entender o que está gerando os sintomas do paciente, em vez de apenas aliviar as queixas trazidas para o consultório. Isso influencia diretamente nos índices de sucesso na reabilitação.

Em uma consulta de aproximadamente 50 minutos, o Fisioterapeuta Osteopata utiliza técnicas manuais para promover a autorregulação do corpo, buscando o equilíbrio de todos os sistemas. O Dr. Guilherme Pulcherio, Monitor nível 1 da EOM Brasil, conheceu a osteopatia antes de ingressar na faculdade de fisioterapia e logo soube que queria ser um osteopata!

“A osteopatia representa grande parte da minha carreira, um marco! 99% dos meus pacientes são atendidos por meio dela. Minha prática clínica mudou totalmente, o conhecimento aprofundado de anatomia, biomecânica e os processos fisiológicos do corpo me deram uma outra visão em relação à saúde!”

A vontade de se desenvolver profissionalmente acompanha o profissional em todas as suas experiências com a osteopatia. Se assim como o Dr. Guilherme você deseja explorar a área e alavancar seus resultados com os conhecimentos adquiridos, é interessante analisar como andam algumas competências fundamentais para o sucesso. 

 

2 habilidades importantes para o Fisioterapeuta Osteopata 

  •  Ser observador e conseguir interpretar o paciente

Costumamos dizer que na faculdade de fisioterapia você aprende a atender, já na especialização em osteopatia, se desenvolve para analisar mais profundamente o ser humano – as duas experiências se complementam. Aprender a observar os movimentos e cada detalhe do corpo é um dos fatores primordiais para a eficácia da prática clínica.

Levando em consideração que o Fisioterapeuta Osteopata busca a origem do problema para entender o que está gerando a desarmonia e “eliminar o mal pela raiz”, ter um raciocínio clínico apurado é fundamental. Isso vem com muito estudos teóricos e práticas manuais! 

  • Busca contínua de novos conhecimentos

Em um mundo tão volátil quanto o atual, os profissionais precisam continuar se desenvolvendo, seja qual for a área de trabalho. Isso também vale para o Fisioterapeuta Osteopata! Você deve entender os novos métodos de tratamento que estão surgindo no mercado, acompanhar as publicações científicas e manter contato com outros profissionais da área para avaliar o que eles estão fazendo. 

Compreender os resultados que outros Fisioterapeutas Osteopatas estão tendo permite que você se inspire para potencializar seus resultados. Dito isso, investir na sua qualificação, seja em cursos ou especializações, também é importante, principalmente se você puder aproveitar momentos reservados para a troca de experiências. 

Na visão do Dr. Guilherme, “o que torna um osteopata um bom profissional é amar estudar, amar pessoas e tentar sempre compreender o sofrimento delas, podendo assim ajudar de alguma forma essas pessoas.

Um conselho que posso dar para quem pretende iniciar é o mesmo que me deram quando iniciei, prepare-se para estudar muito, mas muito mesmo! Vai valer a pena!”

O fisioterapeuta osteopata é um grande aliado da saúde humana. Se você deseja ser reconhecido como um bom profissional da área, deve aprofundar seus conhecimentos e buscar reestruturar e habilitar a funcionalidade dos órgãos e diversas outras estruturas do corpo.

Fale com a equipe EOM e entenda como a Formação em Osteopatia irá te ajudar a conquistar esses objetivos! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.