Osteopatia quem pode exercer no Brasil

O universo osteopático é apaixonante. Para você entender sobre ele, fizemos questão de responder uma pergunta bastante comum sobre osteopatia quem pode exercer: como é a prática da profissão no Brasil? A área está crescendo no país, mas é necessário que o profissional de saúde possua uma formação específica para atuar.

Ser um especialista em osteopatia permite que você avalie e trate o paciente de forma integrada, indo além das abordagens mais tradicionais. Essa visão amplificada atrai diferentes profissionais para a área! O COFFITO, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, reconhece a Osteopatia desde 2001 como uma especialização do fisioterapeuta, de acordo com a resolução 220°01. 

O único profissional reconhecido para atuar na área no Brasil é o fisioterapeuta. Com o certificado da graduação em mãos, é possível se matricular em uma especialização em Osteopatia. Quem estudou fisioterapia tem a bagagem prévia necessária para acompanhar os conteúdos relacionados à prática osteopática, afinal, são anos de contato com informações sobre o corpo humano e seu funcionamento. 

Agora que você já entendeu osteopatia quem pode exercer, saiba a diferença entre a prática clínica do Fisioterapeuta e do Osteopata

Embora sejam parecidas, a fisioterapia e a osteopatia têm particularidades que tornam as propostas de atuação complementares. A abordagem terapêutica é um dos pontos de diferenciação. Enquanto a fisioterapia atua de forma mais específica, a osteopatia compreende o ser humano em sua totalidade. O segredo está em combinar os conhecimentos para entregar o melhor tratamento ao paciente. 

  • Na fisioterapia: os fisioterapeutas têm uma abordagem pontual dos sintomas, feita a partir de uma variedade de técnicas. Dessa forma, é possível tratar condições musculoesqueléticas, neurológicas e respiratórias. O repertório do fisioterapeuta inclui exercícios terapêuticos, mobilização articular, massagem, técnicas de fortalecimento e reabilitação. 
  • Na osteopatia: ao longo de uma sessão, o profissional realiza uma abordagem mais holística, considerando todos os sintomas, diagnósticos e relação do paciente com o meio interior e exterior. Os osteopatas se concentram na busca pela raiz dos problemas de saúde e acreditam que o corpo possui a capacidade de se curar. 

Dr. Still, o Pai da Osteopatia, já dizia: “ Encontrar a saúde deve ser o objetivo do Osteopata, qualquer um pode encontrar a doença” 

O raciocínio clínico e as técnicas de manipulação musculoesquelética, mobilização articular, manipulação visceral e craniana que fazem parte da abordagem osteopática podem (e devem) ser combinadas com as ferramentas da fisioterapia para restaurar o equilíbrio e a função do corpo, buscando a recuperação total do paciente!

Estudar osteopatia abre portas para uma carreira gratificante e cheia de oportunidades

Muito se fala sobre a importância da satisfação pessoal, além da profissional, hoje em dia. Essa é uma das razões que levam os fisioterapeutas para a Formação em Osteopatia. Quando as vivências na área da Fisioterapia são combinadas com os conhecimentos da Osteopatia, você se torna capaz de ajudar as pessoas de forma mais profunda. 

O ato de recuperar a mobilidade, aliviar a dor e promover um estado de bem-estar é muito gratificante, principalmente quando feito de forma eficaz. A habilidade de fazer a diferença positiva na vida dos outros é verdadeiramente enriquecedora, em todos os sentidos. Você consegue fortalecer sua marca profissional no mercado, ser indicado pelos pacientes e pode cobrar mais pelos seus atendimentos. 

Se ainda restam dúvidas quanto à versatilidade da osteopatia, saiba que uma das maravilhas da área é a variedade de oportunidades de carreira que ela oferece. Você pode optar por trabalhar em clínicas privadas, hospitais, centros de reabilitação, clubes esportivos ou até mesmo abrir seu próprio consultório. Contribuir com a prática de outros profissionais, como nutricionistas e pediatras, também é um caminho promissor.

A osteopatia é uma profissão em expansão, com uma demanda crescente por profissionais qualificados.

Bons profissionais criam ótimas oportunidades. Essa máxima vale tanto para fisioterapeutas quanto para osteopatas. Se você deseja se especializar em osteopatia, o ideal é encontrar uma instituição que te prepare para ser o melhor no que se comprometeu a fazer.

É fundamental que a escola tenha uma carga horária suficiente para entregar tanto os conhecimentos teóricos quanto às técnicas práticas da osteopatia. Um programa de estudos completo, alinhado com as regras da AOB, Associação dos Osteopatas do Brasil, do COFFITO e da Organização Mundial da Saúde, te dá a garantia de uma prática clínica mais segura. 

Se você está buscando uma carreira dinâmica, em crescimento e cheia de oportunidades junto da fisioterapia, a osteopatia é o caminho certo! A especialização na área desenvolverá habilidades e te dará o conhecimento necessário para fazer a diferença na vida das pessoas – dentro e fora do consultório.

Vale a pena destacar que a demanda por Fisioterapeutas Osteopatas está em constante crescimento, à medida que mais e mais pessoas reconhecem os benefícios dessa abordagem terapêutica. Isso significa que você terá a chance de se estabelecer como um profissional respeitado e procurado em sua área. 

Estudar a osteopatia é a decisão que vai transformar seu futuro! 

Agora que você já sabe osteopatia quem pode exercer, conheça a Formação em Osteopatia da EOM e esteja entre os Fisioterapeutas Osteopatas mais preparados do mercado! Clique aqui para falar com a equipe.

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.