O que um fisioterapeuta que está começando a estudar osteopatia não deve deixar de fazer?

Estudar osteopatia é entender mais sobre o corpo e as relação do ser humano com o ambiente exterior para ter resultados melhores com os pacientes. Por ser uma área em crescimento, o mercado é competitivo, mas cheio de possibilidades. Se você quer se destacar como Fisioterapeuta Osteopata, as dicas deste artigo irão te ajudar. 

A osteopatia é um campo de estudos que amplia a visão do fisioterapeuta, para que ele seja capaz de prestar um atendimento que considera as funcionalidades do corpo inteiro como uma unidade integrada. O método de tratamento foi desenvolvido pelo médico americano Andrew Taylor Still, no século XIX, mas serve cada vez mais para o contexto atual, onde novas doenças surgem como reflexos da vida moderna.

O profissional que se aprofundar na área terá acesso a uma metodologia própria, com diagnóstico e tratamento baseado na anatomia, fisiologia e patologia do corpo humano. Na visão do Dr. Nelson Shirabe, aluno EOM, “a osteopatia é um conjunto. Não são apenas técnicas, é a procura e o entendimento do que pode estar acontecendo especificamente com aquela pessoa, independentemente do diagnóstico médico. Só podemos fazer isso pela visão amplificada que estudar osteopatia nos traz.”

Quem pode estudar osteopatia? 

É preciso ser fisioterapeuta para atuar com osteopatia no Brasil. O conhecimento sobre anatomia e fisiologia humana adquirido na faculdade é fundamental para que o profissional consiga acompanhar os assuntos abordados na especialização e aplicar na sua rotina de atendimentos. 

A partir das conexões das informações prévias com os novos aprendizados, o fisioterapeuta consegue decifrar a linguagem corporal, entender os processos patológicos e fazer uma abordagem clínica utilizando o raciocínio osteopático. Estudar osteopatia é uma experiência multifatorial, que começa com o entendimento profundo do ser humano e não termina em um assunto específico. Costumamos dizer que quanto mais você aprende sobre o tratamento osteopático, mais terá que aprender.  

Estudar osteopatia é complementar a base de conhecimentos 

Sabe aquela sensação de que você sabe bastante, mas ainda falta alguma coisa? Ela é mais comum do que você imagina. Aliás, é uma das principais razões que motivam os fisioterapeutas a estudar osteopatia. Isso aconteceu com o Dr. Nelson Shirabe.

Confira seu relato! 

“O que me fez ir para o caminho da osteopatia foi a sensação de que eu precisava ir além. Sempre faltava algo mais, a visão ampla de alterações diversas não somente estruturais, mas associadas às diversas vísceras e o crânio. Então, sentia a necessidade de algo que pudesse complementar as terapêuticas empregadas. 

Depois de estudar osteopatia, senti muita diferença na condução dos tratamentos em várias situações, colaborando na melhora plena dos pacientes. Melhorou a forma como eu oriento eles, sabendo direcionar a médicos especialistas ou a outros profissionais de saúde quando necessário.”

O melhor conselho para quem pretende estudar osteopatia é: mantenha o foco no que importa! 

A jornada de crescimento com a Osteopatia é composta por várias etapas que colaboram com o desenvolvimento do fisioterapeuta, mesmo que ele tenha muitos anos de atuação. O Dr. Nelson Shirabe é um exemplo disso! 

“Apesar de ter iniciado na EOM após 33 anos de formação, fui bem acolhido e orientado pelos coordenadores, professores, monitores e colegas da EOM Curitiba. Estudar osteopatia foi uma oportunidade. Não são os anos de formado, os cabelos brancos, anos de vida ou dificuldades diversas que impedem a continuidade de adquirir conhecimentos.

Para quem está iniciando e deseja começar, a primeira recomendação é: não se assuste com a quantidade de novas informações que receberá.

Também não fique com receio por pensar que a formação é muito longa, pois tudo passa muito rápido e vale a pena. Você tem direcionamento de como conduzir tratamentos que não se pensava durante a graduação da fisioterapia. O preparo vai além, chegando a atenuação ou resolução dos diversos fatores que levam as disfunções, gerando um conforto e a melhora da qualidade de vida das pessoas que nos procuram. Durante a formação muitas coisas começam a fazer sentido para um tratamento pleno.” 

Escolher escolher estudar osteopatia diferencia os profissionais no mercado. Quando você consegue compreender melhor o contexto do paciente, pode acessar os conhecimentos para conduzir o tratamento da forma mais adequada. Se você decidiu investir na sua carreira, é questão de tempo até os resultados chegarem! 

Quer saber mais sobre as vantagens da osteopatia para sua carreira?

Fale com a equipe EOM

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.