Semana da mulher eom: Mulher, empreendedorismo e fisioterapia, a combinação da vida da Dra. Berta Almeida

Estar em contato com histórias inspiradoras faz com que observemos o mundo por outra perspectiva. Saber como outras pessoas lidaram com as dificuldades, acreditaram em si mesmas e como foram capazes de encontrar e explorar seus talentos nos inspira a encontrar formas de direcionar a própria vida. Sendo assim, gostaríamos de compartilhar uma história de dedicação, amor e sucesso dentro da osteopatia. Continue lendo para conhecer um pouco da trajetória da Dra. Berta Almeida, a primeira mulher no Brasil a obter o título de D.O em Osteopatia pela EOM! 

A Berta Almeida se formou em fisioterapia na PUCCAMP em 1991. Desde pequena se interessava pela área da saúde e ciência e adorava assuntos ligados a como ajudar as pessoas a se sentirem melhor, principalmente em relação as suas dores e moléstias. Em uma conversa com a EOM, contou que sempre praticou muito esporte e, na infância, quando alguém se machucava, mesmo sem saber nada a respeito, ela seguia sua intuição para ajudar, mobilizando ou massageando a área de dor. Ajudar as pessoas através das mãos é um desejo de tempos atrás.

Seguindo sua vocação, Berta optou por fazer o curso de fisioterapia, sem dúvida alguma de que era isso que ela queria. Logo que se formou, passou em dois concursos públicos e começou a trabalhar. No entanto, pouco tempo depois, viveu um período que ela chama de “dúvidas, inquietações ou até mesmo alguma frustração em relação a minha escolha”.

No fundo, a profissional sentia que queria algo mais, mas não sabia o exatamente o que, então, decidiu ir para a Espanha conhecer um pouco do que as pessoas faziam fora do Brasil. A experiência foi maravilhosa, principalmente porque rendeu seu encontro com a osteopatia. Berta conta que se apaixonou desde o primeiro dia, pois percebeu que era o tipo de conhecimento que buscava.

Assim que retornou ao Brasil, começou a cursar o curso de Osteopatia da EOM e se formou em 2002, na segunda turma, mas nunca mais parou de estudar. Sempre que podia dava monitorias voluntárias e aproveitava para aprender cada vez mais! Desde então, ela é completamente realizada com sua profissão. Porém, como quem é curioso nunca fica no mesmo lugar, Berta decidiu fazer um doutorado em Buenos Aires, justamente por poder abordar como tema de tese a área da Osteopatia. No ano de 2005, concluiu o doutorado com a ajuda de professores maravilhosos, como Hugo Sabatino e Paulo Giraldo. Em 2009, terminou o D.O. em Osteopatia com a ajuda do mestre François Ricard, um professor que admira muito.

Semana da mulher EOM: Com tanta dedicação à osteopatia, será que a Dra. Berta ainda tinha tempo para viver outras emoções? 

A resposta é: sim! 

Tina Charles Yes GIF by WNBA - Find & Share on GIPHY

Em meio a sua trajetória acadêmica e profissional, Berta também viveu a experiência de se casar e ter filhos, a primeira em 2009 e a segunda em 2011. Durante esses anos, dedicou-se a maternidade, mas sem deixar de atender. Em 2015, voltou para a EOM como monitora e em 2017, como supervisora de estágio, onde ficou até 2020. Em paralelo a tudo isso, ela entendeu que era preciso investir ainda mais em sua clínica, pois tinha o sonho de oferecer tudo o que o paciente precisasse para seu tratamento e reabilitação dentro de um mesmo espaço. Daí surgiu o espaço saúde Berta Almeida, em 2007. 

O trabalho começou com uma fisioterapeuta que colaborava dando continuidade ao tratamento feito por ela e, a partir daí, elas foram crescendo e aumentando a equipe. Hoje, são 12 profissionais entre eles fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos e nutricionistas que colaboram para entregar o melhor cuidado para os clientes.

Perguntamos o que a Dra. Berta pensa sobre o mercado de fisioterapia para as mulheres. Afinal, alguém com tanta bagagem deve ter boas ideias para compartilhar…

E a resposta foi:  

“Acho que o mercado para mulheres fisioterapeutas é enorme! Acredito que elas acabam tendo muita flexibilidade, sensibilidade e, principalmente, a vontade de cuidar e ajudar é quase inerente ao fato de ser mulher. Isso ajuda muito!

Tenho uma rotina profissional bastante corrida, mas tento organizar meu tempo entre atender meus pacientes, estudar e organizar a minha clínica. Além disso, também separo um tempo para a família, atividade física, etc..Rotina, disciplina, organização e força de vontade são fundamentais. Ter bons colaboradores ou parceiros para que as coisas se desenvolvam ajudam muito, mas querer ajudar e incentivar para que todos cresçam com você é essencial!!!

Minha dica para quem deseja começar é que vale a pena insistir no seu sonho! Muito trabalho e dedicação serão sempre necessários, nada vem fácil e acho que o fato de eu sempre ter sido bastante perseverante ajudou muito. Penso que quando se faz o que gosta com dedicação e capricho, as coisas fluem. Fazer o que ama, se dedicar, estudar muito acho… que é esse o caminho. O dinheiro e sucesso serão consequências”

Você tem o sonho de ingressar na Formação em Osteopatia da EOM?

Fale com a gente! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.