Você já pensou na osteopatia como uma filosofia de vida?

O que é filosofia de vida para você? No dicionário, a expressão serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo. Mas onde a osteopatia entra nesse contexto? A resposta está no fato de que o profissional que estuda a área não encontra apenas novas técnicas de tratamento, mas sim um nova maneira de viver, baseada na filosofia osteopática. 

Uma filosofia de vida pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa. É algo que te ajuda na autocompreensão e que contribui para melhorar a vida em todos os aspectos. Os fatores que influenciam no desenvolvimento da sua filosofia de vida podem vir de diferentes lugares, inclusive da sua formação profissional. 

O conjunto de aprendizados que envolve a prática da osteopatia melhora seu desempenho profissional e também impacta no seu estilo de vida. Um exemplo prático é que, uma vez que o fisioterapeuta entende que todas as coisas no corpo do seu paciente estão conectadas e devem estar em harmonia para que haja saúde, compreende que também é assim com ele e desenvolve a consciência de que é preciso cuidar de muitos aspectos para ter uma vida realmente saudável.

Essa maneira de olhar para a osteopatia pode parecer não ter conexão com seu sucesso no trabalho, mas todas as pessoas que conhecem a osteopatia concordam que as mudanças que acontecem na qualidade de vida, influenciam na capacidade de ser um profissional melhor. Quando você interioriza a filosofia osteopática, que fala sobre olhar o outro de maneira integral e buscar sempre a harmonia do corpo, os resultados clínicos passam para outro nível de qualidade. 

Filosofia de vida é o que te inspira, te transforma e te faz um profissional melhor!

Em uma documentário feito para a Escuela de Osteopatía de Madrid – que ficará disponível até o final deste ano – o Dr. Rogério Queiroz, Diretor da EOM Brasil, mencionou que a filosofia osteopática permite que ele seja um ser humano melhor. Além disso, ele reforça que, graças à osteopatia e a tudo o que ela reverteu enquanto retorno profissional, financeiro e também enquanto professor, as oportunidades se ampliaram e ele trilhou seu caminho para chegar até aqui. 

Dr. Rogério Queiroz também parafraseou Dr. Still, dizendo que “cada paciente que nós tratamos, que nós cuidamos, é uma pessoa que se livra das dores e percebe uma melhora na sua disposição e em todo o conjunto, considerando corpo, mente e espírito. E essa pessoa, com mais disposição e bom humor, vai atuar no mundo de uma maneira mais positiva. Ela começa a mudar o seu entorno para melhor e isso vai passando de pessoa para pessoa, refletindo na sociedade. Quanto mais a gente impactar em cada um desses pacientes, mais o mundo muda para melhor.”

Se especializar tecnicamente é bom, mas ter uma filosofia de vida como a filosofia osteopática é algo que nos convida a prestar atenção na complexidade e nos detalhes da vida e a refletir sobre o que encontramos pelo trajeto. A busca pelo conhecimento justifica todo o desenvolvimento!  

Ficou curioso para conhecer e entender mais dessa filosofia de vida?

Fale com a equipe EOM!  

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.