Você fala com o seu paciente sobre a importância da prevenção e manutenção da saúde?

Você fala com o seu paciente sobre a importância da prevenção e manutenção da saúde?

A osteopatia é um método de tratamento que considera o todo. Tudo o que existe está relacionado e é impossível que haja uma ação sem ter uma reação como resposta. A partir disso, fica claro que não basta realizar técnicas manuais, é preciso considerar o estilo de vida do paciente e colaborar para que ele encontre um jeito mais equilibrado de viver.

Você já se deu conta da importância da conscientização nos seus atendimentos?

Criada em 1874 pelo Dr. Andrew Taylor Still, a osteopatia é uma técnica que utiliza recursos manuais para promover a harmonia do organismo. A especialização na área é indicada para fisioterapeutas, uma vez que os conhecimentos prévios são fundamentais para a atuação no alívio de dores, correção de disfunções e recuperação de lesões dos músculos, ossos e articulações. O mais interessante é que, quando o fisioterapeuta se aprofunda no mundo da filosofia osteopática, tem acesso a um olhar diferenciado que faz a diferença para a manutenção da saúde social. Aqui na EOM Brasil, dizemos que a osteopatia é uma ferramenta de transformação, porque pessoas saudáveis são mais felizes. 

O que difere a osteopatia dos outros tipos de tratamentos é que ela busca identificar a origem da dor para descobrir o que a causou. Muitas vezes, a queixa do paciente não está sendo causada apenas por uma lesão física. Pode ser a sobrecarga emocional, que gera tensão, por exemplo. É possível que seja consequência da má postura ou até mesmo reflexo de experiências com acidentes anteriores que não receberam o devido cuidado. Seja qual for a razão do problema, a efetividade do tratamento está ligada a orientação que você dá ao paciente para que ele mantenha a saúde mesmo depois de receber alta do tratamento osteopático. 

O tratamento osteopático envolve diferentes aspectos da manutenção da saúde                 

A saúde física é um dos pontos de atenção para o tratamento osteopático, mas o atendimento não se resume a isso. O profissional que deseja se diferenciar, seguindo à risca os conceitos da osteopatia, deve se atentar aos fatores que influenciam no processo da manutenção da saúde, entre eles: alimentação saudável, atividade física, arteterapia, conversas, além da terapia manual. 

Reflita por um instante: você desperta a atenção do paciente para esses fatores? 

Como fisioterapeuta especializado em osteopatia, imagine que seu papel é transformar a visão de cada pessoa do que é saúde. Você fará manipulações, dará um diagnóstico, mas é preciso educar o paciente para que a disfunção não volte a aparecer. A manutenção da saúde é tão importante quanto a recuperação. 

Um profissional que vive a osteopatia é aquele que considera todos os aspectos na hora de avaliar e tratar seu paciente. Não há dúvidas de que esse olhar faz a diferença nos índices de recuperação, mas não basta apenas viver a filosofia osteopática, é preciso passá-la adiante. Converse com seus pacientes sobre a importância de viver uma vida equilibrada e compartilhe um pouco dessa maneira de viver especial que você aprendeu na Formação em Osteopatia da EOM.

Quer entender mais sobre a osteopatia e sua aplicação nos atendimentos?

Fale com a equipe EOM 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.