Você deseja uma verdadeira transformação? O primeiro passo é se autoconhecer!

Você deseja uma verdadeira transformação? O primeiro passo é se autoconhecer!

Pense por um instante: como você se descreveria sem mencionar quaisquer fatores externos, como amigos, família ou os papéis que exerce em suas relações pessoais ou profissionais? Agora, concentre-se apenas em si mesmo, em como se sente e se comporta. Reflita sobre quais são seus pontos fortes e fracos, o que te deixa com raiva ou triste e pense também no que te faz feliz. 

E aí, como foi essa experiência para você? Esses exercícios são mais difíceis do que parecem, pois te levam a uma zona de pensamento que não é muito acessada no dia a dia. É exatamente por isso que essas atividades são fundamentais para descobrir o quão autoconscientes somos como indivíduos. 

O que é exatamente a autoconsciência? 

Autoconsciência tem a ver com a compreensão de nossas próprias necessidades, desejos, crenças, hábitos, além de todas as outras coisas que nos tornam únicos. Ao desenvolver o autoconhecimento, somos capazes de diferenciar as verdadeiras motivações e sonhos, encontrar nosso lugar de pertencimento no mundo e entendemos como nos expressamos em nosso trabalho e nas relações interpessoais que estabelecemos. 

Conhecer a si mesmo é uma das habilidades que mais contribuem para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida, da mesma maneira, a falta do autoconhecimento traz confusão, fazendo com que a pessoa siga por caminhos que nem sempre estão alinhados com suas expectativas. 

A má notícia é que não nascemos nos conhecendo e o autoconhecimento e a autoconsciência também não são subprodutos naturais das experiências de vida. Embora as nossas experiências possam nos ajudar, elas não necessariamente nos dão uma visão clara sobre o que queremos fazer na vida. Em outras palavras, se você busca se conhecer melhor, você terá que fazer algo por isso e fazer um esforço consciente. Isso pode levar tempo, mas é um investimento que vale a pena, pois é a base sobre a qual podemos construir um futuro com mais sentido.

Saber em que área gostaria de atuar e que especialidades mais te interessam não basta para encontrar o lugar de potência. É preciso também entender se você é mais vocacionado a trabalhar em equipe ou sozinho, se tem habilidades para gerir seu próprio negócio ou se precisa de apoio neste aspecto, além de entender se sua forma de se comunicar é adequada para o público que se relaciona ou se precisa desenvolver estas capacidades.

O autoconhecimento pode ser nossa principal orientação ao tomar decisões como essas. O entendimento de nossos objetivos, motivações, pontos fortes e fracos nos permitirão fazer escolhas mais coerentes e consistentes. Isso ainda é uma vantagem em relação aos nossos concorrentes! Já dizia o ditado: “em terra de cegos quem tem um olho é rei”!

Estamos em constante transformação, portanto, a jornada do autoconhecimento começa com a decisão do primeiro passo e não termina até que damos o último suspiro. Se ontem você não era mesma pessoa que é hoje, como pode dizer que já se conhece completamente? 

Conheça o Mapa da Potência Profissional, um programa de empoderamento e gestão da Marca Profissional. Nele, o fisioterapeuta irá passar por uma jornada de reconhecimento de seus diferenciais pessoais e profissionais, olhará para sua trilha e será capaz de planejar os próximos passos para ter sucesso em seu plano de negócios. Em breve mais informações!

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.