Uma reflexão sobre olhar direcionado da osteopatia

Uma reflexão sobre olhar direcionado da osteopatia

O que faz com que um osteopata seja bom? Suas técnicas? A gentileza ao atender o paciente? Um bom raciocínio clínico? De fato, esses fatores contribuem para que o profissional especializado em osteopatia seja ótimo, mas tem algo que dá um toque a mais em sua prática: sua forma de olhar. 

A capacidade de observar quem está do outro lado do atendimento contribui para que o tempo da sessão seja bem aproveitado. Por conta da sua bagagem teórica, a Formação em Osteopatia prepara o fisioterapeuta para lidar com patologias complexas, que vão além das que são atendidas por fisioterapeutas que não são da área e que nem sempre ficam claras nos primeiros momentos da consulta. Isso já é interessante para potencializar os resultados, mas tudo fica ainda mais incrível quando o raciocínio osteopático está em pauta. 

O raciocínio osteopático é a base para um atendimento mais humanizado

Estudar osteopatia proporciona ao fisioterapeuta uma forma diferenciada de pensar a respeito do seu paciente. Quando se propõe a considerar o que está gerando disfunções, consegue observar os detalhes que promovem o bom funcionamento do corpo e amplia sua visão em relação aos impactos do contexto do ser humano em sua saúde. Esse é o começo da mudança na percepção da pessoa que está sendo atendida. 

É muito comum escutar de pacientes que foram atendidos por fisioterapeutas osteopatas que eles “se sentiram entendidos”. Isso é reflexo da maneira como o profissional olha para o indivíduo. Um fisioterapeuta osteopata que vive a filosofia osteopática não está preocupado em ser o melhor do mercado, mas sim em ser útil aos outros seres humanos. Em vez de depositar sua concentração no cargo, atributos, qualidades ou defeitos de uma pessoa, ele vai além desses aspectos e busca entender a razão da disfunção, fazendo uma relação entre hábitos do cotidiano com os sintomas do indivíduo.

“A osteopatia me ensinou a mudar a minha forma de ver o ser humano” 

A Dra. Raquel Assad, monitora EOM

Você já imaginou como a capacidade de considerar a integralidade do paciente faz a diferença no resultado do tratamento que você oferece? 

Basta conversar com qualquer profissional de osteopatia para perceber as particularidades. Alguns dizem que a sensibilidade adquirida na Formação em Osteopatia colabora com o diagnóstico, outros preferem apostar na base de conhecimentos completa para justificar a assertividade no diagnóstico, nós acreditamos que o olhar 

“Ao estudar osteopatia, aprendi que é preciso um olhar amplificado para entender a real dimensão de qualquer processo. Somente com este olhar podemos compreender toda a beleza da natureza! E assim dos processos de saúde.”

Felipe Pellenz, Docente EOM

Treinar seu olhar para enxergar o paciente como um todo é o que torna a prática do profissional especializado em osteopatia única. Ao longo da formação acadêmica, o fisioterapeuta é estimulado a valorizar o ser humano de forma que ele seja capaz de respeitar e prestar um serviço de qualidade, mesmo que seu paciente tenha conceitos ou realidades que divergem dos seus.

Entregar ao paciente uma vida de qualidade e bem-estar é o alvo da osteopatia. Para isso, é preciso que os profissionais sejam humanos e tenham um olhar especial. Sem essas características, dificilmente o tratamento será eficaz para recuperar o reequilíbrio do funcionamento do corpo e das funções do organismo através da utilização de recursos manuais. O fisioterapeuta osteopata atua além do convencional porque ele enxerga seu papel desta forma.

Quer conhecer mais sobre a osteopatia e a sensibilidade que ela traz para o trabalho do fisioterapeuta?

Fale com a equipe EOM! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.