Quais as técnicas de osteopatia mais utilizadas?

A Osteopatia é uma abordagem completa, que apresenta maneiras personalizadas de tratar cada caso. Bons Fisioterapeutas Osteopatas sabem que as técnicas de osteopatia, junto do raciocínio clínico e a visão osteopática, são recursos poderosos para fazer uma análise detalhada de cada paciente e melhorar a estratégia de tratamento.

Saber quando utilizar as técnicas de osteopatia mais eficientes para cada caso é um fator-chave para a melhora do paciente. Portanto, o profissional que deseja se destacar precisa conhecer as possibilidades que estão em suas mãos.

A Osteopatia é uma abordagem que entende o corpo de maneira integral

Restaurar o equilíbrio do corpo e promover a saúde e o bem-estar é o principal objetivo da osteopatia. Essa prática reconhece a interconexão entre as estruturas corporais e sua influência sobre o bom funcionamento dos sistemas Em um atendimento osteopático, o fisioterapeuta recorre a manipulações que estimulam a autocura, processo importante para e tratar as disfunções presentes no sistema musculoesquelético, no sistema nervoso e nos órgãos internos. Em outras palavras: as técnicas manipulativas são feitas em regiões específicas para que o corpo melhore em sua totalidade! 

A escolha das técnicas de osteopatia certas faz a diferença na efetividade do tratamento! 

Você quer que seu paciente melhore de verdade? Aprenda a identificar a origem da dor e saiba o que fazer naquela região. Dentro da osteopatia, existem diversas técnicas disponíveis, que devem ser aproveitadas de acordo com o diagnóstico do paciente… Inclusive, esse é um diferencial da área: o fisioterapeuta amplia sua “caixa de ferramentas” ao longo da formação em osteopatia.

Embora existam muitas técnicas de osteopatia com eficácia comprovada, algumas são mais utilizadas por fisioterapeutas do mercado. Entre as técnicas mais comuns, estão:

Manipulação articular: utiliza movimentos precisos para restaurar a mobilidade das articulações; 

Mobilização articular: tem o mesmo objetivo, mas usa movimentos lentos e rítmicos; 

Técnica de liberação miofascial: atua no tecido conjuntivo, promovendo a mobilidade e a flexibilidade; 

Técnica visceral: busca restabelecer o funcionamento adequado dos órgãos internos; 

Técnica craniossacral: utiliza toques sutis para manipular o sistema craniossacral, composto pelo crânio, a coluna vertebral e o sacro.

Dominar as técnicas de osteopatia é uma parte de tudo o que forma um bom Fisioterapeuta Osteopata 

Quando pensamos na abordagem da osteopatia, é importante entender que o sucesso de um tratamento é consequência de uma visão integrada. Não basta saber uma técnica, é preciso entender a melhor forma de executar o movimento com direcionamento. 

Por ser uma prática holística, que considera o corpo como um todo integrado, o profissional de Osteopatia precisa ter habilidades de avaliação e raciocínio clínico apurados para identificar as causas subjacentes dos problemas do paciente. 

Uma boa instituição vai te preparar para aplicar as melhores técnicas de osteopatia 

Saber executar bem uma manipulação é questão de prática. Encontrar uma escola que estimule seu aperfeiçoamento faz a diferença no consultório e te dá mais segurança para atender até os casos mais complexos. Aqui na Escola de Osteopatia de Madrid, você adquire todo o conhecimento necessário para se tornar um profissional referência em Osteopatia. 

A proposta curricular engloba as diversas técnicas de osteopatia, mas, para garantir que você saberá o que fazer na rotina de atendimentos, os conteúdos te dão a base teórica para compreender o contexto do paciente e raciocinar a respeito da sua complexidade. A formação da EOM enfatiza a importância da sensibilidade e da compreensão profunda do corpo humano.

O que mais encanta fisioterapeutas com diferentes níveis de experiência é que estudar osteopatia te dá uma base de conhecimentos que poucas áreas oferecem.   Você vai aprofundar seus conhecimentos sobre anatomia, fisiologia, biomecânica e patologia, desenvolvendo  uma base sólida de conhecimentos. A especialização também inclui a experiência de prática clínica, permitindo que você aplique as técnicas de osteopatia adequada para cada caso em situações reais, aprimorando suas habilidades de avaliação e tratamento. 

Se você busca se tornar o profissional diferenciado que sempre sonhou ser, a especialização em osteopatia é a melhor escolha. Aproveite esta oportunidade de se desenvolver, ampliar seus horizontes e contribuir com a melhoria da qualidade de vida de seus pacientes! 

Clique aqui para saber mais sobre a Formação em Osteopatia da EOM e como você irá aprender as técnicas de osteopatia

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.