Semana dos pais EOM: benefícios da osteopatia para a saúde masculina

Conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde é uma tarefa que merece atenção, pois as barreiras culturais prejudicam a qualidade de vida dos homens em todas as fases da vida. Quando falamos sobre a saúde masculina, costumamos pensar na prevenção do câncer de próstata, mas o cuidado deve ir além, envolvendo patologias que podem surgir em qualquer idade e em outras regiões do corpo. 

De acordo com dados do IBGE, as doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral estão entre as principais causas de morte dos homens no Brasil. Os fatores de risco incluem pressão alta, obesidade e alguns hábitos relacionados ao estilo de vida, como tabagismo e sedentarismo – problemas que poderiam ser evitados com um acompanhamento do profissional da saúde. 

A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais que o corpo envia. A cautela do homem com sua saúde deve ser diária e envolver mudanças de hábitos alimentares e acompanhamentos com profissionais capacitados para oferecer uma diagnóstico completo. Um ótimo exemplo é pensar em como um homem saudável, com vida sexual ativa ou uma rotina intensa de exercícios físicos, pode se apoiar na fisioterapia para manter uma vida mais leve. 

Como a fisioterapia e osteopatia podem ser vantajosas quando relacionadas à saúde masculina? 

  • Para os pacientes:

O fisioterapeuta que trata o paciente com osteopatia realiza um diagnóstico funcional, que possibilita investigar detalhadamente o sono, os hábitos alimentares, a atividade sexual, as posturas de trabalho e os níveis do estresse emocional. A partir do diagnóstico, ele estabelece a origem dos sintomas e identifica os cuidados mais adequados. Essa avaliação personalizada é o que torna o tratamento mais eficaz. Além disso, a consulta frequente serve para prevenir o aparecimento de doenças em diferentes etapas da vida. 

O homem que pratica esportes com frequência, que apresenta quadros de enxaqueca, disfunções sexuais, problemas posturais ou outras patologias decorrentes do seu modo de viver, deve procurar um fisioterapeuta para receber orientações para uma vida mais saudável. Aquele que sofre com ejaculação precoce, por exemplo, encontra na reabilitação pélvica uma boa forma de tratamento associada ou isolada. O desafio é somente fazer com que a presença masculina seja mais frequentes nos consultórios! 

  • Para os profissionais que desejam se especializar nessa área: 

Os cuidados com a saúde masculina ganham espaço na sociedade à medida que tabus e mitos são quebrados. Com a desconstrução de preconceitos, a tendência é que os homens busquem cada vez mais atendimentos para melhorar a qualidade de vida. Por isso, atuar com saúde masculina é um caminho promissor para fisioterapeutas. 

O campo de tratamento da osteopatia é muito amplo. Para profissionais que se dedicam a cuidar da saúde masculina, ela representa uma ferramenta que pode ser utilizada para melhorar a satisfação dos pacientes e promover uma recuperação rápida, principalmente para aqueles que não se sentem confortáveis indo com frequência em consultórios e clínicas de atendimento.

Um fato que reforça o aumento nas possibilidades de demanda é o acompanhamento e trabalho em conjunto de uma equipe multidisciplinar, como por exemplo, médico urologista, fisioterapeuta, educador físico e psicólogo. Juntos, são capazes de tratar diferentes patologias e complexidades. 

A saúde masculina deve sempre estar na mira dos profissionais e da sociedade. Um homem que vive bem é aquele que preza por hábitos saudáveis e investe em um acompanhamento de saúde preventivo. Seja um incentivador e propague a importância da fisioterapia para a saúde masculina!

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.