Recomendações para otimizar o estudo da osteopatia em casa

otimizar o estudo

Como você está afiando seu machado? Ou melhor, como você está desenvolvendo suas competências? Começar o artigo com essa pergunta assertiva foi a maneira que encontramos de fazer você refletir a respeito da importância de otimizar o estudo da osteopatia – e também contribuir com a jornada de aprendizados, é claro!

Desenvolver o raciocínio osteopático é um processo sem fim, que exige concentração, suor e muita disposição. No meio de tantos trabalhos que envolvem a rotina de um fisioterapeuta, uma pausa para afiar o machado deve ser vista como uma oportunidade de ser um profissional ainda melhor em cada atendimento. Se você entende a importância dos momentos de estudos, sabe que ser um excelente fisioterapeuta vai além de atender bem, é preciso otimizar o estudo. É como na metáfora do lenhador, em que o lenhador mais experiente ganha o desafio de cortar árvores, porque dedicava seu tempo afiando o machado que seria utilizado. 

“Um velho lenhador experiente foi desafiado por um forte jovem para uma disputa: Dividiram uma área igual para os dois e começaram a cortar as árvores. O jovem, com toda a energia e força, já havia derrubado muitas árvores sem parar. E ele se empolgava mais ao olhar que o velho se sentava para descansar. No final do dia, o jovem se surpreendeu ao ver que o lenhador experiente o venceu com facilidade, e perguntou: “Mas como o senhor fez para cortar mais árvores que eu, mesmo parando tantas vezes para descansar?”. E o sábio respondeu: “Eu parava para afiar o meu machado, jovem”

Autor Desconhecido

Como otimizar o estudo e aprender osteopatia de maneira mais efetiva? 

A organização será sua aliada enquanto você estiver estudando osteopatia. Estabeleça metas semanais, marcando os assuntos que deseja repassar, o tempo dedicado para cada tema e quantas atividades devem ser feitas para atingir os objetivos finais. Preocupe-se também em entender o que funciona para você. Um colega pode aprender sobre anatomia apenas com vídeos, mas pode ser que você sinta a necessidade de trabalhar com desenhos e registros em livros. O autoconhecimento será fundamental em tudo o que você quiser desenvolver.

O Dr. Felipe Amatuzzi, Docente EOM e responsável pelo departamento científico da escola, deixou algumas recomendações aos fisioterapeutas que desejam estudar melhor estando em casa, “em relação aos estudos durante a pandemia, a primeira coisa a se fazer é reforçar os conceitos vistos em sala de aula. É um tempo em que o estudo pode ser organizado. Dá para o aluno estudar por seminários que ele já teve, então, ele se programa e volta seminário por seminário. Isso funciona bem!”

O grande diferencial dos estudos remotos é a possibilidade de potencializar os conteúdos com materiais extras e pesquisas online. Os meios de embasamento e conversas só aumentam. Nesse sentido, o Dr. Amatuzzi completa “participar de iniciativas como o P.A.E, que é um momento em que os alunos se encontram para tirar dúvidas e debater é ótimo para reforçar os estudos. Uma outra coisa que eles estão fazendo e está funcionando bem é um grupo de estudos, uma espécie de encontros online entre eles. Estudar em casa é sobre juntar essas potencialidades. Têm coisas que devem ser estudadas sozinhas e têm coisas que funcionam melhor em conjunto. Então, ter uma agenda, separar horários e dias da semana para esses momentos é o caminho, além de completar com materiais de estudos, livros e até a assistir lives dos professores que estão com essas iniciativas”

A distância nos dá muitas opções para afiar o machado, mas todas elas começam com a decisão de se comprometer. Aproveite todos as experiências proporcionadas pela sua Formação em Osteopatia para aprender muito mais do que o raciocínio osteopático, usufrua de um tempo diário para entender de que maneira pode otimizar o estudo, o que pode ser desenvolvido e como os profissionais da EOM, que são referências no mercado, podem te ajudar com isso! 

Ainda não é aluno EOM?

 Venha fazer parte da maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.