Qual é a sensação de ser professor na maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo?

Qual é a sensação de ser professor na maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo?

A carreira na docência é desafiadora e com uma responsabilidade incalculável. A partir do momento que o profissional se torna professor, estabelece o compromisso com aprendizagem contínua e com a excelência. Embora a profissão exija uma dedicação especial, quem opta pelo caminho não se arrepende! 

Ser professor traz a certeza de que todos os dias você mudará positivamente a vida de alguém e fará parte da história de cada aluno. O Dr. Rafael Malfará, Docente EOM, vive a experiência de se descobrir fundamental na carreira de cada fisioterapeuta que faz parte da família EOM. 

“A docência foi criada dentro de mim desde que entrei na osteopatia. Eu me encantei, e a filosofia osteopática associada à monitoria, me fizeram olhar para dentro e me perceber como uma pessoa que pode acrescentar na vida dos outros. Essa semente foi plantada e assim se fez, virei professor!

Minha expectativa com a docência era de conseguir passar os conceitos de aprendizado que tive para frente. Entretanto, foi muito mais do que isso. Hoje vejo que, além de propagar esses conhecimentos, também recebo, cresço muito e aprendo demais com alunos. Muito mais interessante do que perceber quais eram minhas expectativas, é ver que elas foram extremamente realizadas.”

Sempre que uma pessoa escolha uma profissão, existe a espera pelo momento em que a decisão se mostra ideal. Sabe aquela sensação de que você está fazendo exatamente o que nasceu para fazer? O Dr. Malfará compartilhou que não demorou muito para se sentir assim. 

“Descobri que valeu a pena ser docente no momento em que fui aprovado na prova, além da primeira aula. Tenho um marco especial com essa fase. Como em qualquer início de processo, foi algo muito alegre e feliz, porque me fez confirmar aquilo que eu já acreditava que ia acontecer, que era realizar um sonho e perceber uma mudança de vida que começaria a partir da primeira aula. O ensinamento, seja no contexto educacional ou com os filhos, é sempre uma emoção. Perceber que você pode passar seu conhecimento para frente é muito especial. 

A emoção do ensinamento é diária e acontece minuto a minuto dentro da minha vida.”

O trabalho do docente é pautado no compromisso de transformar seu conhecimento em aprendizagens relevantes para os alunos, uma tarefa que não é fácil, tendo em vista os diferentes perfis e recursos encontrados tecnológicos em sala de aula. A profissão do conhecimento exige que o ser humano sinta prazer e esteja motivado a ser sempre sua melhor versão.

A Dra. Maria Alice, Docente EOM, vive a satisfação de se desenvolver e envolver cada vez mais. “Ser docente representa devolver ao outro a oportunidade que tive de aprender. Ser docente faz parte da forma como entendo a vida. Iniciei esta jornada quando lecionei na graduação em 1997, desde então, a docência faz parte da minha vida.”

Quanto às expectativas, ela compartilhou que busca sempre seguir aprendendo, questionando e compartilhando com a equipe no processo de ensino. “Todas as expectativas que eu tinha antes da docência foram atendidas, porque houve um processo de crescimento ininterrupto: iniciei como aluna, logo depois me tornei monitora, coordenadora de sede, supervisora e coordenadora do PPSO do Rio, agora docente e orientadora de TCC. 

Para ser docente você precisa de todo o conteúdo aprendido e vivenciado durante sua vida profissional. Na EOM o processo foi iniciado em 1999, como aluna, somando com o tempo os 13 anos de graduação que já tinha na época, além de outras especializações, mestrado e o doutorado em Ciências da Reabilitação em curso. “

A equipe EOM perguntou à Dra. Maria Alice se houve algum momento que fez ela perceber que a escolha estava valendo a pena. E a resposta não poderia ser mais emocionante: “Desde o início da jornada está valendo a pena, até porque, se deixar de valer, estará na hora da aposentadoria. Quanto a emoção de ensinar, é a sensação de ser completa e ao mesmo tempo em construção, por ser uma troca de experiência com o outro, me preenche no sentido da vida. No caminho desta jornada também encontrei meus melhores amigos.”

O trabalho de um professor demanda comprometimento, empatia e excelência por parte do profissional que, ao ensinar, deixa marcas no aluno e modifica a si mesmo. Uma posição de tanta importância merece todo reconhecimento e gratidão. Aproveitamos este artigo para parabenizar e reforçar quanto cada docente que completa a família EOM é especial. Crescemos com seus ensinamentos! 

Quer saber mais sobre os docentes EOM?

Fale com nossa equipe!

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.