Privilégio para os alunos e contribuição com a sociedade: ambulatório – Síndrome Pós-COVID

Privilégio para os alunos e contribuição com a sociedade: ambulatório - Síndrome Pós-COVID

A abertura oficial ainda não aconteceu, mas como fazemos questão de envolver a Nação EOM em todas as nossas iniciativas, não poderíamos deixar de compartilhar a novidade: teremos um ambulatório dedicado ao atendimento de pacientes acometidos pela Síndrome Pós-COVID. A EOM Brasil sempre foi pioneira ao longo da sua história, priorizando a pesquisa científica e a prática da osteopatia, e em um cenário inédito, não poderia ser diferente. 

Vivemos um período histórico para a humanidade, em que a pandemia do novo coronavírus exige um esforço de toda a sociedade em prol da saúde da população. Por ter um DNA composto pela educação, saúde e inovação, não poderíamos deixar de agir e contribuir para melhorar o contexto. 

Já se sabe que o COVID-19 pode causar problemas de saúde persistentes. Cerca de um quarto das pessoas que tiveram o vírus apresentam sintomas que continuam por pelo menos um mês e que uma em cada 10 ainda não se sente bem após 12 semanas. Esse grupo de pacientes faz parte de um novo quadro patológico denominado de Síndrome pós-COVID, ou Long COVID.

Um outro estudo também traz dados alarmantes! De acordo com o Instituto do Coração de São Paulo (INCOR), liderado pela Dra. Lívia Stocco Sanches Valentin, uma das maiores autoridades do país sobre as manifestações pós-COVID, 80% dos pacientes que foram vitimados pelo COVID-19, tendo tido sintomas durante a infecção ou não, apresentam quadros no pós-COVID de depressão, perda de memória, irritabilidade, dificuldade de raciocínio, alterações neuro-motoras e outros sintomas neurológicos. 

Consegue imaginar o impacto dessas condições na vida de cada ser humano a longo prazo? 

Considerando o alto número de cidadãos campineiros que já foram infectados pelo COVID-19 e sabendo que, infelizmente, o número de pessoas que ainda serão infectadas nos próximos meses continuará crescendo, tivemos a ousadia de sugerir uma parceria entre a Escola de osteopatía de Madrid e a Prefeitura Municipal de Campinas, propondo a criação do Ambulatório de Atendimento Osteopático no Long COVID (Síndrome pós-COVID). Para nossa alegria, a solicitação foi aceita! 

A história da osteopatia ganha um marco importante e os alunos EOM adquirem novos conhecimentos

O ambulatório funcionará de segunda à sexta-feira na Clínica Escola da Escuela de Osteopatía de Madrid, localizada na sede da EOM, em Campinas. Haverão até seis fisioterapeutas em formação em osteopatia pela Escuela de Osteopatía de Madrid durante o atendimento, sob a supervisão de um especialista indicado pela mesma. Cada estudante atenderá até seis pacientes por dia, sendo capaz de atender aproximadamente 36 pessoas diariamente, totalizando 720 atendimentos mensais. O principal objetivo do projeto é tratar a população, mas também estamos engajados com o desenvolvimento científico.

Além de prestar apoio aos moradores da região de Campinas, estamos comprometidos com a pesquisa científica, para poder ampliar e aprofundar os conhecimentos relacionados ao COVID-19 e à própria osteopatia. O foco da prática osteopática será amenizar os sintomas diretamente relacionados ao Long COVID, porém, no caso de outras queixas relacionadas, os profissionais também trabalharão para atenuar os sintomas.

Uma das partes mais interessantes do projeto é que todos os dados coletados servirão para diversos estudos e publicações. Estamos animados com a iniciativa e acreditamos que essa é uma forma de colocar os fisioterapeutas EOM na frente do mercado de osteopatia enquanto colaboramos para a saúde da sociedade. Estudar osteopatia é fazer o bem, e nós buscamos isso todos os dias!

Veja mais aqui

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.