Princípios da osteopatia: o que você precisa saber para utilizar o tratamento com seus pacientes

Os princípios da osteopatia são a base que compõe a filosofia osteopática e te permite oferecer um tratamento diferenciado aos pacientes. Os bons Fisioterapeutas Osteopatas sabem que investir na compreensão integral dessa linha de raciocínio faz toda a diferença na abordagem dos casos clínicos, o que, por consequência, melhora os índices de sucesso no consultório.

Enquanto a fisioterapia tradicional costuma se concentrar nos sintomas específicos, a osteopatia se destaca por buscar a restauração do equilíbrio e a saúde global do indivíduo. Os princípios da osteopatia, deixados pelo Dr. Still, o criador da osteopatia, são o ponto-chave para diferenciar o trabalho do Osteopata em relação aos demais. Uma vez que você entende e incorpora os ensinamentos na sua rotina, sua forma de atuar muda, e os ganhos são surpreendentes. 

 

A osteopatia tem uma visão que faz com que o fisioterapeuta olhe o  corpo em sua globalidade

Enxergar seu paciente como um ser completo, que precisa de diferentes estímulos para recuperar seu estado de saúde, é o que gera valor em um atendimento de osteopatia. Dr. Still nos deixou ensinamentos valiosos, que potencializam os resultados de fisioterapeutas de diferentes áreas de atuação. São maneiras de perceber que permitem uma abordagem mais sensível e personalizada.

Se você quer se posicionar como um profissional que faz a diferença na vida das pessoas, buscar desenvolver a visão osteopática, incorporando os princípios da osteopatia é um bom começo. A partir da capacidade de avaliar o paciente de forma completa, é possível oferecer um tratamento mais assertivo, ou seja, com melhores índices de reabilitação.  

 

Princípios da osteopatia para você levar para a vida! 

A estrutura governa a função: o movimento de qualquer região influencia no restante do organismo, ou seja, a saúde dos sistemas e tecidos corporais só existe se houver harmonia entre a estrutura e a função.

A unidade do corpo: essa principal diretriz da Osteopatia afirma que qualquer acontecimento em determinada parte do corpo repercute em outras regiões. É impossível pensar no ponto A sem considerar o impacto no ponto B, pois todos são partes de uma coisa só.  

A autocura: esta máxima diz que o corpo humano tem a capacidade de regeneração e de recuperação energética, função chamada de Homeostase, ele só precisa estar em equilíbrio para cumprir seu papel.

A lei da artéria: princípio relacionado à vascularização correta. Se a circulação de fluidos e informações ao sistema nervoso está acontecendo sem nenhum bloqueio, o bem-estar e a saúde física em geral são garantidos. 

Os princípios da osteopatia servem como um norte para uma abordagem integral do paciente. A partir deles, você, como um fisioterapeuta que tem uma visão completa, consegue investigar as causas das dores e não apenas os sintomas. É por isso que dizemos que  entender a filosofia osteopática é dar um passo importante para fazer o que a maioria não está fazendo: cuidar de pessoas em vez de tratar doenças. 

 

Use os princípios da osteopatia para elevar o nível de seus atendimentos

Entender os princípios da osteopatia é o começo dos aprendizados na área. Para ir mais longe, é importante entender que se desenvolver como Osteopata envolve compreender a relação entre todos os sistemas corporais, utilizando ferramentas para identificar desequilíbrios estruturais e trabalhando para restaurar a harmonia do sistema músculoesquelético. 

Ao aplicar os princípios da osteopatia em seu atendimento, você oferece vantagens significativas aos seus pacientes. Tratar as causas dos problemas, em vez de apenas aliviar os sintomas, gera resultados mais duradouros e efetivos. Consegue imaginar como seria a sua reputação no mercado depois de tantas pessoas satisfeitas? Pois é, esse é o segredo dos profissionais que têm a agenda cheia! 

Outra vantagem de combinar sua experiência na fisioterapia com a osteopatia é que a abordagem holística permite identificar desequilíbrios antes que se tornem problemas mais graves, prevenindo o surgimento de novas condições e promovendo a saúde de seus pacientes a longo prazo. Isso significa que você continua sendo referência na reabilitação, mas pode ampliar seu leque de atuação e trabalhar com a prevenção e qualidade de vida de mais pessoas. Em outras palavras: mais espaço no mercado para você explorar e construir sua carreira!

Se você deseja incorporar os princípios da osteopatia e elevar a qualidade dos seus atendimentos, comece encontrando uma especialização de qualidade na área. Com os direcionamentos corretos, você será capaz de se desenvolver, ampliar seus horizontes e contribuir com a melhoria da qualidade de vida de seus pacientes! 

Clique aqui para saber como você irá aprender os princípios osteopáticos na Formação em Osteopatia da EOM.

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.