Osteopatia quem pode exercer e qual o caminho para ingressar na área?

O raciocínio osteopático tem despertado a atenção dos fisioterapeutas. Tem curiosidade de saber osteopatia quem pode exercer? Este artigo foi feito para você. 

Uma área em que o profissional da saúde enxerga as pessoas em vez de olhar apenas para as doenças e se preocupa em proporcionar saúde e bem-estar. Essa é uma forma interessante de explicar a atuação de quem se especializa em osteopatia. Diante de um modelo de atendimento tão diferenciado, surge a dúvida: quem pode atuar na área? 

A Osteopatia é um sistema de tratamento que ajuda a aliviar dores, corrigir disfunções e recuperar alterações orgânicas em geral. Seu criador, o médico americano Andrew Taylor Still, declarou que essa é uma especialidade da saúde que entende o corpo humano como um todo, e toda reflexão sobre o trabalho parte deve partir desse princípio. 

Para entender mais sobre osteopatia quem pode exercer, é útil destacar que o profissional estuda na área. 

O tratamento osteopático é feito a partir de uma metodologia própria, com o diagnóstico e tratamento baseado no conhecimento profundo de anatomia, fisiologia e patologia do corpo humano. Cada interação e relação existente no organismo é considerada na hora de tratar o paciente, é por isso que a osteopatia é vista como uma área que une diferentes conhecimentos da saúde. 

As interações e reações emocionais entre o paciente e o ambiente externo também são analisadas em uma sessão de osteopatia – essa visão abrangente é norteada pelo raciocínio osteopático, que é desenvolvido na formação. Além disso, habilidades de comunicação, interpretação e conexão com outras pessoas são estimuladas ao longo dos anos de estudos. 

Quem pode exercer na área de osteopatia? 

O COFFITO, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, reconhece a Osteopatia desde 2001 como uma especialização do fisioterapeuta, de acordo com a resolução 220°01. Esse é o único profissional reconhecido para atuar na área no Brasil.

Por que o fisioterapeuta é o profissional indicado para exercer a osteopatia?

A graduação em fisioterapia tem uma base importante de anatomia e fisiologia humana que permite que o fisioterapeuta compreenda mais sobre a ciência osteopática. A partir dos anos de estudo em fisioterapia, o profissional consegue interpretar a linguagem corporal, entender os processos patológicos e fazer uma abordagem clínica geral com assertividade.

Quando for a hora de estudar osteopatia, os novos conhecimentos virão para somar na bagagem do fisioterapeuta! 

A ideia é que o profissional agregue o que aprendeu nas duas formações, oferecendo aos pacientes um tratamento que produz resultados efetivos através de uma abordagem personalizada.

  • Importante destacar: todo fisioterapeuta precisa fazer a prova de especialista para receber o diploma D.O. e ser reconhecido internacionalmente como osteopata

Como começar a atender com osteopatia? 

De acordo com a Associação dos Osteopatas do Brasil, a OAB, existem em torno de 3.000 Fisioterapeutas Osteopatas formados e aproximadamente 5.000 alunos em formação em diferentes cursos de Osteopatia no país. O número só aumenta de 2019 para cá, o que reforça o crescimento da área e o crescimento da procura por esses profissionais. 

Se você é fisioterapeuta e já entendeu que a osteopatia é uma área promissora, pode se animar: ingressar na área é mais simples do que parece. O primeiro passo é encontrar uma instituição com valores alinhados ao seu, uma vez que seu desenvolvimento deve ir além das habilidades técnicas. 

Ficar de olho na carga horária mínima oferecida pela escola de osteopatia, a grade curricular e as exigências de atividades práticas supervisionadas é uma forma de garantir que a formação será bem aproveitada e com os requisitos necessários para você realizar a prova de concessão do título de especialista em Osteopatia. 

A fidelidade aos ensinamentos deixados pelo Dr. Still também é um diferencial que terá impacto na sua prática clínica. A Escuela de Osteopatía de Madrid Brasil segue fielmente os conceitos osteopáticos e entende que a melhor forma de propagar sua filosofia é unindo a educação e pesquisa aos melhores recursos tecnológicos.

O tratamento osteopático tem sido cada vez mais procurado por pacientes em diferentes regiões do Brasil. A demanda é uma oportunidade para profissionais bem preparados, com os conhecimentos necessários e dispostos a oferecer o melhor atendimento em seu consultório.

Agora que você já sabe osteopatia quem pode exercer, conheça a Formação em Osteopatia da EOM e esteja entre os Fisioterapeutas Osteopatas mais preparados do mercado! Clique aqui para falar com a equipe.

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.