Osteopatia e empreendedorismo: combinação que gera resultados!

Osteopatia e empreendedorismo: combinação que gera resultados!

Será que uma especialização em osteopatia, tida como técnica para muitos profissionais, pode impulsionar seu espírito empreendedor? Nós acreditamos que sim, porque quando você passa por todas as experiências do aprendizado, desenvolve um olhar mais amplo e uma cabeça mais aberta – duas coisas que ampliam suas oportunidades no mercado profissional.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), empreender é o 4º maior sonho entre os brasileiros. Para os profissionais formados em osteopatia, esse objetivo é possível de ser realizado. Aliás, os conhecimentos específicos adquiridos na formação aumentam as chances de sucesso.

Todos concordam que o atendimento do profissional especializado em osteopatia é diferenciado. Isso abre margem para a valorização e o posicionamento do fisioterapeuta, fazendo com que ele seja percebido como autoridade no mercado. Embora seja concorrido, o campo para empreender em fisioterapia e osteopatia é amplo. Você pode explorar nichos diferentes, como atendimentos utilizando alta tecnologia, startups, parcerias, carreira acadêmica, entre outros.

O empreendedorismo na fisioterapia é um caminho promissor 

O levantamento apresentado na Global Entrepreneurship Monitor em 2019 mostrou que existe um total de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo empreendimento ou trabalhando para manter um empreendimento já estabelecido. Os fisioterapeutas que optam por abrir o seu próprio negócio fazem parte dessa estatística. Cada vez mais, os profissionais encontram satisfação pessoal e profissional estando à frente do seu próprio negócio. 

A primeira recomendação para o fisioterapeuta que deseja ter seu próprio negócio é que aprimore sua visão empreendedora. É preciso buscar os números do mercado, estudar possibilidades e refletir sobre as diversas necessidades que existem nos diferentes nichos. 

Algumas opções de atividades que podem ser desempenhadas por empreendedores na osteopatia:

  • Abertura de clínica própria
  • Prestação de serviços de consultoria
  • Palestrante ou professor 
  • Atividades digitais 

O Dr. Paulo Dobruski, Docente EOM, optou por unir seus conhecimentos em osteopatia com o empreendedorismo. A pedido da Escuela de Osteopatía de Madrid, ele compartilhou algumas questões sobre o assunto. 

“O cenário para empreender consiste em conhecer muito e ser um muito bom profissional, sem se esquecer de ser uma boa pessoa. O paciente hoje não está mais à procura apenas da técnica, ele quer ser bem atendido, acolhido e receber uma abordagem individualizada, que faça sentido a ele. 

Você deve associar a técnica com a humanidade, precisa ter um conhecimento de base muito grande e entender que a técnica é aplicada por e em uma pessoa. 

Além disso, depois que você entender muito bem do corpo humano de forma geral, uma boa opção é encontrar algum nicho do qual goste, se dedicar a ele, procurando ser referência primeiro para você mesmo (a), depois em seu bairro, depois em sua cidade e quem sabe no País.”

Perguntamos qual é a sua recomendação para o fisioterapeuta que deseja empreender nos tempos atuais. Na visão do Dr. Paulo Dobruski, a orientação é “buscar uma formação que pense não só em ensinar a técnica, mas também na filosofia osteopática, fazendo com que os alunos possam ver o ser humano com olhos nunca antes pensados; com certeza isso ajudará neste caminho.

Em sua vida profissional, estude muito, mas muito mesmo, e se pergunte todos os dias: “Hoje estou melhor que ontem?” “O que meus pacientes falam de mim? Qual a visão dele frente ao que eu apresento?”, “Eu faria um atendimento comigo mesmo?” “Acharia caro, barato ou alto investimento?”

A trajetória do fisioterapeuta que também é empreendedor é repleta de aprendizados, crescimento e satisfação. Para o Dr. Paulo Dobruski, a maior conquista é olhar para trás e ver que todo esforço valeu a pena. 

“Em minha trajetória, estudei muito as ciências básicas da área da saúde, depois me dediquei a um assunto na época pouco falado e abordado, que é o Sistema Nervoso Autônomo, sendo um dos pioneiros aqui no Brasil, tanto na área de conhecimento clínico quanto através de tecnologia para seu diagnóstico, o que me deu certa visibilidade na área.

Hoje, tenho certeza de que minha trajetória de dedicação ao estudo valeu a pena, pois além de me proporcionar o conhecimento para os atendimentos, me tornou um profissional reconhecido também pelos meus pares.”

Antes de investir em um negócio, é fundamental que o fisioterapeuta faça pesquisas profundas e estude o mercado. Da mesma forma, é importante refletir sobre as habilidades adquiridas ao longo da Formação em Osteopatia que podem ser exploradas, as competências e expectativas quanto à rotina de trabalho. Empreender pode ser o caminho para o seu sucesso! 

Quer conhecer mais sobre a Formação em Osteopatia?

Fale com a gente! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.