O que esperar do mercado de fisioterapia em 2020?

O departamento de Trabalho dos Estados Unidos fez uma projeção de empregos para os próximos anos e listou as carreiras que serão mais requisitadas até 2020. Para a alegria dos fisioterapeutas, a fisioterapia aparece em sétimo lugar, destacando-se entre as áreas da saúde. 

O estudo, que foi feito com base nos dados norte-americanos, é também uma indicação do que vai acontecer no Brasil e no mundo nos próximos anos. Como podemos perceber, o futuro reserva boas expectativas para quem dedica sua vida a reabilitar e cuidar das outras pessoas. Mas para que uma oportunidade seja válida, é preciso que o profissional esteja preparado para aproveitá-la, não é mesmo? 

Se você está no time dos que pretendem “fazer acontecer” em 2020, precisará se dedicar ao desenvolvimento das seguintes competências:

  • Estar antenado aos avanços tecnológicos.
  • Ter pensamento crítico.
  • Entender de gestão de pessoas.
  • Ter inteligência emocional.
  • Flexibilidade cognitiva.

Sabendo que os hábitos da sociedade mudaram de uns tempos para cá e agora há uma preocupação muito maior em cuidar da saúde. O fisioterapeuta precisa estar preparado para atender as demandas que estão surgindo no mercado.

As pessoas já começaram a entender que “prevenir é melhor do remediar” e a procura por profissionais de fisioterapia registrou um aumento considerável nos últimos anos. O envelhecimento da população e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida, também é um fator decisivo na valorização deste especialista.

É por isso que os fisioterapeutas precisam ir além das habilidades que o mercado exige. 

Na opinião do Dr. Rogério Queiroz, diretor da EOM Brasil, o fisioterapeuta que deseja destacar-se no mercado de trabalho em 2020 deve focar em resultados clínicos e construir um bom relacionamento com o cliente. Quando feitas em sinergia, essas duas coisas se complementam e permitem que o profissional proporcione ao paciente a melhor experiência de tratamento. 

  • Outras tendências também surgem no mercado de fisioterapia para 2020:

Necessidade de investimento em estratégias de marketing digital 

É preciso reconhecer que os clientes estão cada vez mais conectados e já no primeiro sinal de dor recorrem a internet para encontrar respostas. Não seria bom se eles encontrassem algo dito por você? 

Garantir uma presença digital por meio das redes sociais, anúncios, blogs, vídeos e outros materiais é uma forma de falar com a pessoa certa no momento certo. Se você fornece a informação que o paciente está buscando, ele criará afinidade com seu nome e isso influenciará na hora da escolha do local para fazer o tratamento. 

Profissionais especializados em sua área de atuação podem obter maior retorno financeiro

É importante que os profissionais entendam que a graduação é somente o início da sua carreira. Para aprimorar os conhecimentos e aumentar o ticket médio, o fisioterapeuta deve investir constantemente em cursos de capacitação, uma vez que tudo se inova e novas técnicas também surgem a cada dia. 

A osteopatia é uma formação que tem ganhado espaço no mercado de fisioterapia. Como seu raciocínio permite que o profissional analise o paciente de forma integral, tratando não apenas o local da patologia, mas buscando o reequilíbrio do corpo, ela potencializa os resultados do tratamento fisioterápico e aumenta a satisfação dos pacientes no final de cada atendimento.

Todo recém-formado precisa buscar novas especializações para aprimorar suas habilidades, pois além de conhecimento, a experiência trará também novos contatos e perspectivas. Portanto, busque por uma formação que faça sentido em seus planos e prepare-se para encarar as novas oportunidades do mercado. 

Oferecer um tratamento levando em consideração a integralidade do corpo humano

Indo de encontro a agenda atribulada dos pacientes e a facilidade de acesso à informação, a tendência para o mercado de fisioterapia é que o profissional seja capaz de oferecer um atendimento completo ao paciente, de modo que ele não precise retornar com frequência ao consultório. 

É natural que o profissional que está há muito tempo no mercado desenvolva hábitos e entre em uma zona de conforto, que pode ser prejudicial para a qualidade dos seus atendimentos, inclusive, fazendo com que até o momento da avaliação entre no modo automático. Infelizmente, isso pode levar a um tratamento superficial e pouco efetivo. Para não cair nas armadilhas da rotina, é preciso buscar conhecimento!

Renovar-se constantemente é a melhor forma de retomar a motivação e melhorar a qualidade dos seus atendimentos desde a anamnese até a conversa com o paciente, para que consiga estruturar e direcionar o tratamento do começo ao fim. 

Faça de 2020 o ano de mais sucesso na sua vida! 

Matricule-se na EOM BRASIL

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.