O que é osteopatia e para que serve na carreira do fisioterapeuta

O que é osteopatia e para que serve na carreira do fisioterapeuta

Imagine poder oferecer um tratamento que estimule o corpo do paciente a funcionar da melhor maneira possível em vez de apenas aliviar os sintomas? É isso que você pode fazer quando entende o que é osteopatia e para que serve seu raciocínio. Atuar para direcionar as funções corporais para a autocura, eliminando as doenças desde sua origem, é um diferencial que apenas os fisioterapeutas especializados na área conseguem ter. Por isso são tão requisitados! 

A osteopatia é um sistema de tratamento que ajuda a aliviar, corrigir disfunções e recuperar lesões musculoesqueléticas e alterações orgânicas em geral. Ela é uma abordagem com metodologia própria, desenvolvida nos Estados Unidos, pelo Dr Andrew Taylor Still em 1874 e é muito parecida com a fisioterapia, com a diferença de ser uma especialização para a área, que se aprofunda em conteúdos que vão além da parte mecânica do corpo humano. 

Desde sua criação até agora, a osteopatia tem o diagnóstico e tratamento baseado na anatomia, fisiologia e patologia do corpo humano. O fisioterapeuta estuda muito sobre o sistema musculoesquelético, visceral, cranial e metabólico, porque é a partir desses conhecimentos que encontra excelentes condições para a avaliação e a reabilitação do indivíduo. Já ouviu falar que um Fisioterapeuta Osteopata consegue tratar até problemas que o paciente nem sabia que tinha? Isso é muito comum nos consultórios, pois o raciocínio clínico envolve todos os sistemas do corpo, não apenas a região da queixa. 

Principais vantagens da osteopatia para a atuação do fisioterapeuta:

  • Raciocínio clínico próprio que potencializa os resultados dos tratamentos;
  • Aumento da consciência a respeito da própria saúde;
  • Técnicas manuais refinadas;
  • Valorização do preço da consulta;
  • Possibilidade de atuar em parceria com com diferentes profissionais da saúde;
  • Conhecimento aprofundado em anatomia, biomecânica e fisiologia.

Agora que você já sabe o que é osteopatia é para que serve, confira o depoimento da Dra. Patrícia Dias, aluna do 2º ano da EOM Brasil.

“Eu escolhi a osteopatia, porque além dela me dar uma base mais aprofundada da fisiologia, anatomia e biomecânica, percebo o poder de transformação que ela tem. Ela já está sendo um divisor de águas na minha carreira profissional. A osteopatia realmente me ensina a ter um raciocínio clínico e a entender melhor o meu paciente – significa uma filosofia de vida para mim.

Eu escolhi ser EOM, porque é a melhor escola de osteopatia

A gente percebe isso desde as exigências da escola. Cinco anos de formação, prática supervisionada, a exigência de um D.O, ter que fazer uma nova avaliação para ser considerado fisioterapeuta. É algo diferenciado. Essa metodologia de ensino que traz o aluno para perto faz a diferença.”

A osteopatia é um método de tratamento que promete ao futuro um estilo de vida mais saudável, com tratamentos que priorizam o bem-estar integral do paciente enquanto bebe de fontes do passado para entender melhor o funcionamento do corpo humano. Os fisioterapeutas que se especializam na área têm mais chances de se destacar no mercado da fisioterapia.

Quer saber mais sobre o que é osteopatia é para que serve?

Fale com a equipe EOM 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.