O que é gestão de carreira e como isso se aplica a profissionais da saúde?

O mercado de trabalho está cada vez mais volátil. O avanço da tecnologia e da globalização influencia no campo de atuação de todos os profissionais, inclusive os da saúde. Nos últimos tempos, quem deseja se destacar no mercado, manter uma estabilidade financeira e abraçar oportunidades de crescimento precisa olhar com mais atenção para temas que vão além dos consultórios, como a gestão de carreira

A gestão de carreira tem como objetivo estabelecer percursos profissionais, assegurando que o indivíduo tenha perspectivas de desenvolvimento e de ascensão na área que escolheu atuar. Ela é importante para que o profissional seja capaz de aplicar seus conhecimentos e visão estratégica de modo a desempenhar suas funções com excelência e prestar o melhor serviço para a população, sem abrir mão dos seus objetivos profissionais de longo prazo.  

Os cuidados com a gestão de carreira são extremamente importantes para o futuro do profissional, uma vez que o sucesso é fruto das escolhas que são feitas no presente. Apesar do termo ser mais conhecido entre pessoas com cargos gerenciais em empresas, a gestão de carreira pode e deve ser aplicada às mais diversas áreas de atuação, entre elas, a da saúde, podendo ser benéfica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, entre outros. 

Qual a importância da gestão de carreira na área da saúde?

Como muitos profissionais de saúde são autônomos, são eles os responsáveis por traçar o próprio planejamento e realizar a gestão de carreira. O mercado da saúde é muito amplo, mas muitas das oportunidades que existem não são aproveitadas por falta de planejamento e conhecimento dos indivíduos. Como o gerenciamento trata de escolhas conscientes, estratégicas e planejadas, ele colabora para que esses profissionais se desenvolvam de maneira ativa. 

Com a gestão de carreira fica mais fácil ter o sucesso profissional que é sonhado desde a escolha da graduação. Para que o gerenciamento seja feito da maneira correta, é importante começar com o planejamento. Levante questões a respeito dos seus objetivos, situação familiar, posição na sociedade, recursos disponíveis, situação econômica do país e outros fatores que influenciam no mercado de trabalho. Planejar os passos futuros com base no presente permite que você guie a sua carreira por um caminho sólido, diminuindo as chances de imprevistos.

Depois de definir os próximos passos e quais objetivos serão perseguidos, é fundamental que você reserve um tempo para o autoconhecimento. Uma gestão de carreira eficiente é aquela que considera quais são suas virtudes e pontos a melhorar, o que você gosta ou gostaria de fazer e qual valor pretende gerar para o mercado e para o mundo. É importante ter a definição da sua missão de vida, da sua visão de futuro e dos seus valores pessoais. Essa etapa ajudará na visualização dos caminhos e despertará a força que há em você. 

O processo de gestão de carreira é individual e não pode ser copiado de outra pessoa, por isso, conhecer suas potências e limitações é tão importante. Cada caminho é único e tudo depende dos seus objetivos e particularidades. Por exemplo, se você é um fisioterapeuta do trabalho, mas sempre sonhou em atuar com crianças, perceberá que a especialização em pediatria irá aparecer em algum momento do seu planejamento de carreira, mas também ficará clara a importância de continuar atuando com fisioterapia do trabalho enquanto se especializa na área dos sonhos. Entende como contextualizar sua realidade com seus planos futuros ajuda na definição das estratégias? 

O planejamento profissional e a gestão de carreira são temas que devem estar presentes na vida de qualquer pessoa que deseja melhorar sua satisfação pessoal e atingir metas de crescimento profissional. Não reduza seus estudos somente ao campo técnico e direcione seu caminho na direção dos objetivos!

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.