Quedas e lesões

Quem nunca levou um tombo?

As vezes por motivos bobos, escorregamos, nos desequilibramos, e caímos! E como dói, certo?!

Desde crianças, quando estamos aprendendo a andar, caímos; como adultos, escorregamos e caímos; e quando idosos, desiquilibramos e caímos.

Queda é a primeira causa de acidentes em pessoas com idade superior a 60 anos, sendo que entre 5 a 10% delas, resultam em lesões graves. Idosos com osteoporose por exemplo, precisam de mais cuidado, pois qualquer queda pode ocasionar em fraturas e sabemos que o tempo de recuperação desse paciente é maior. Em matéria publicada pela Exame, os cômodos da casa com maiores taxas de quedas dos idosos são:

20,6% das quedas são em banheiros

19,7% das quedas são na cozinha

14,9% das quedas são em escadas

As quedas são tão comuns na população, que o dia 24 de junho, foi instituído o Dia Mundial de Prevenção de Quedas.

Outro público que também sobre quedas, são as grávidas. Estima-se que entre 10 a 25% das grávidas levam pelo menos um tombo na gestação. Isso ocorre, pois, a gravidez não muda apenas o corpo da gestante, mas também a maneira como ela anda. Existem motivos que podem fazer a gestante levar um tombo. São eles:

Alteração no centro de gravidade: o crescimento da barriga dificulta o equilíbrio do corpo à medida que o centro de gravidade vai mudando.

Hormônios da gravidez: a relaxina é um hormônio que ajuda a relaxar as articulações e os ligamentos para o trabalho de parto; ele também pode afetar o movimento e a caminhada. Sendo assim, as articulações um pouco mais soltas podem causar instabilidade nos pés, tornando a gestante vulnerável a cair.

Hipoglicemia e queda de pressão arterial: são comuns durante a gravidez e podem fazer com que as gestantes se sintam desorientadas, perdendo o equilíbrio ao andar.

Ao sofrer uma queda, a gestante pode apresentar algumas complicações na gestação, sendo elas: descolamento da placenta, fraturas de algum osso da gestante, confusão mental pós queda e lesões no crânio do bebê. Assim como os idosos, com as gestantes precisa-se ter cuidado dobrado!

Quedas no mundo esportivo.

Recentemente vimos em rede nacional a queda do técnico Tite em comemoração ao gol do Phillipe Coutinho no jogo do Brasil contra a Costa Rica. Ao fazer o primeiro gol, o técnico correu em direção a equipe, e sem querer escorregou e caiu. Com essa queda boba, sofreu uma lesão na coxa esquerda e provavelmente precisará do apoio dos Fisioterapeutas do time para se recuperar.

No meio esportivo, segundo dados da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), grande parte das lesões em atletas estão associadas em primeiro lugar com a rotação e explosão muscular, e em segundo lugar, com as colisões ou quedas. Apenas 24,1% dos atletas se lesionam em choques, contra 39,2% com lesões musculares e 17,9% que sofrem torções.

Ao cair, sentimos a dor do tombo no local que sofremos o trauma, mas também, a queda pode traze outros problemas corporais que se manifestarão no futuro em outros locais do corpo. A dor local vai passar em dias, mas as manifestações corporais dessa queda poderão aparecer daqui dois anos por exemplo.

É muito importante que o paciente não busque pelo tratamento apenas quando aparecem essas manifestações corporais, mas também procure os Fisioterapeutas e Fisioterapeutas Osteopatas para a prevenção!

Então já sabe, se sofreu alguma queda, ou conhece alguém que caiu, busque rapidamente uma avaliação e tratamento e previna-se!

Busque e indique tratamentos e profissionais que já consigam amenizar a dor e promover novamente o equilíbrio corporal e postura!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.