Fisioterapia esportiva: recomendações de profissionais formados pela EOM para você atuar na área

A fisioterapia esportiva é uma das áreas mais desejadas pelos fisioterapeutas. Para ter bons resultados com atletas, o profissional deve entender muito sobre o corpo humano, suas respostas aos estímulos e os impactos emocionais, é aí que entra o papel da osteopatia!  

Todos os esportistas buscam um rendimento satisfatório, através da prática das atividades físicas de forma saudável. Isso só é possível com o acompanhamento de um fisioterapeuta. Nesse sentido, o foco da fisioterapia esportiva é colaborar com o tratamento e prevenção de lesões ou traumas ligados ao esporte para garantir a boa performance.  

Com um trabalho personalizado, o fisioterapeuta busca garantir que o indivíduo progrida na atividade desempenhada sem sobrecarregar o corpo. A princípio, isso parece ser algo prático e resolvido com as manipulações mais populares, mas os profissionais que desejam se destacar no mercado devem manter os conhecimentos atualizados e ir além das ações convencionais. Ouvir a experiência de outros profissionais pode ajudar no crescimento e destaque na área! 

A fisioterapia esportiva é uma área promissora 

Independentemente da especialidade, o trabalho do fisioterapeuta só tem a crescer nos próximos anos. Isso porque os hábitos das pessoas mudam de tempos em tempos e a importância da saúde está cada vez mais evidente. Um levantamento publicado pelo Ministério da Saúde mostra que, na última década, o Brasil registrou um aumento de 29% dos brasileiros que praticam atividade física, como caminhada, natação e dança regularmente, ou seja, mantém por semana mais de 150 minutos de atividade moderada ou por 75 minutos atividade vigorosa.

O fato é que qualquer pessoa que se movimenta com intensidade, hora ou outra, irá precisar do acompanhamento de um fisioterapeuta especializado na área esportiva. A tendência do aumento das práticas esportivas na sociedade reforçam o que nós concordamos: há e sempre haverá muito espaço para os bons profissionais! 

O que o profissional de fisioterapia esportiva deve saber?

O fisioterapeuta esportivo deve entender quais são as patologias mais comuns, a rotina de trabalho com atletas e precisa estar disposto a aprimorar suas habilidades de raciocínio. Houve um tempo em que as manipulações eram um fator diferencial, mas, hoje, é a combinação das técnicas com a capacidade de percepção e avaliação que faz a diferença.

O mercado para a fisioterapia esportiva é extenso e apresenta uma flexibilidade para que você escolha trabalhar na área em que mais se sente à vontade. É muito comum que o profissional tenha afinidade com um esporte específico e aprimore seus conhecimentos para as patologias mais frequentes naquela atividade. Um fisioterapeuta esportivo que trabalha exclusivamente com avaliação física, por exemplo, pode se especializar em osteopatia para aprofundar sua capacidade de análise relacionando todos os sistemas do corpo. 

Quer atuar com fisioterapia esportiva? Confira as recomendações dos profissionais EOM

  • Enxergue seu paciente de maneira integral 

Dr. Rafael Lam, Fisioterapeuta Osteopata e profissional da área esportiva

“A recomendação é: tente enxergar o paciente da maneira mais completa possível. A fisioterapia atual, na maioria das vezes, trata o sintoma e não a causa. Mexe-se onde dói e não onde está a disfunção. É fundamental levar em consideração todos os aspectos biomecânicos voluntários e involuntários, os aspectos bioquímicos, energéticos, emocionais e correlacionar esses sistemas todos durante o atendimento. 

A partir daí, o fisioterapeuta enxergará o paciente de fora do furacão e terá uma visão bem ampla do que acontece com ele. Sem dúvidas, a osteopatia promove essa visão. Então, um bom conselho é estudar osteopatia.

  • Entenda muito sobre anatomia, fisiologia e biomecânica

Dr. Tiago Oliveira, Fisioterapeuta, formado pela Escuela de Osteopatía de Madrid e atualmente trabalha com atletas de Crossfit. 

“O entendimento da anatomia, fisiologia e biomecânica são essenciais, pois é através dele que o profissional poderá entender, de fato, o que está acontecendo no organismo do atleta para propor uma intervenção mais precisa e que resulte em uma recuperação mais rápida e eficiente. 

No trabalho com atletas de Crossfit, por exemplo, precisamos ter um bom entendimento do funcionamento do organismo de forma geral, para que seja possível associar o momento em que o atleta se encontra, em períodos pré-competitivos ou competitivos, pois a abordagem é diferente.

As lesões mais comuns nos atletas de Crossfit acometem a articulação do ombro, joelho e coluna lombar, mas as técnicas utilizadas são as mais variadas possíveis, de acordo com a necessidade do atleta naquele momento. Utilizamos desde técnicas musculoesqueléticas, às viscerais e cranianas. São muitas possibilidades, mas você só consegue aproveitá-las quando tem conhecimentos variados.”

  • Entender sobre o Raciocínio Osteopático 

 Dr. Randy Marcos, Fisioterapeuta Osteopata e Coordenador da EOM Recife 

“Eu recomendo para os fisioterapeutas que desejam atuar com esportes que entendam sobre o raciocínio osteopático. Perceber o corpo como unidade faz total diferença! Mediante a integração dos órgãos e sistemas, você pode gerar uma harmonia, para que seja executada a atividade esportiva de forma categórica, não jogando a culpa apenas para o sistema musculoesquelético do atleta. 

Sabendo que entendemos o indivíduo como biopsicossocial, dentro do modelo integrativo, avaliamos que o atleta também recebe muita pressão do social, que é a sociedade, do psico, pela vontade de crescer, e biológico pela sobrecarga do estresse que é ser um atleta. Tudo deve ser considerado na hora de cuidar de um atleta!”

Assista ao depoimento de um piloto da BMW Motorrad que foi tratado com osteopatia. Aqui

Se você está em dúvida entre estudar Osteopatia ou seguir na área de fisioterapia esportiva, temos uma ótima notícia: as coisas não se anulam. Inclusive, quando as experiências e conhecimentos são somados, os resultados clínicos são potencializados e o retorno financeiro acima da média. Vá em frente, a área é promissora e os resultados podem te surpreender. 

Quer entender como a Formação em Osteopatia irá colaborar com sua carreira?

Fale com a equipe EOM

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.