Especial Dia das Mães: confira o depoimento da Elaine Oliveira, mãe, profissional e coordenadora da secretaria EOM Brasil

No próximo domingo, dia 10 de maio, comemoramos o Dia das Mães. Para celebrar a data, preparamos algumas homenagens para as fisioterapeutas osteopatas que fazem parte da família EOM, mas como poderíamos nos esquecer das mamães que trabalham para manter a Escuela de Osteopatía de Madrid firme em seus propósitos?

As mulheres vêm conquistando o mundo corporativo a passos largos. Na EOM Brasil, elas são a maioria e, naturalmente, algumas já têm seus filhos. A parte mais legal é que muitas habilidades superimportantes para o mercado também nascem com a maternidade e isso agrega muito em nossos projetos e resultados. Para representar as mães corporativas que fazem parte do nosso quadro de colaboradores, convidamos a Elaine Oliveira, coordenadora da secretaria, para bater um papo com a gente.

Veja como foi a conversa! 

Como é a experiência de ser mãe para você e qual a sua visão sobre a maternidade? 

Esse era um sonho desde menina: ser mãe, poder zelar e cuidar com todo amor e carinho. Me casei com 18 anos e fui mãe muito cedo, aos 19 anos, e essa foi a melhor experiência de toda a minha vida! Minhas prioridades mudaram, minha vida mudou por completo, mas os momentos mágicos como o primeiro sorriso e os primeiros passinhos nos alimentam e não deixam espaços para arrependimentos.

Quando você vira mãe, se desprende de tudo e abre mão de muitas coisas por aquele momento. Isso foi o que eu fiz na época. Eu deixei meu trabalho de lado, meus estudos e me dediquei 100% a maternidade. Não me arrependo e ainda hoje, depois de 27 anos e com duas filhas, dou altas gargalhadas, pois algumas expressões e frases me fazem sentir que ainda tenho meus bebês! 

Hoje, somos como irmãs. Nós brigamos por compartilhar roupas, mas é muito engraçado, porque quando vamos comprar juntas, uma vira para outra e diz “compra esse que eu compro esse, assim a gente compartilha!!! rsrs”. Fazemos quase tudo juntas, quando não dá, sei que quando eu chegar em casa, elas estarão loucas para contar como foi o dia e me ouvir também. Somos confidentes, amigas e parceiras! 

Elaine com suas filhas

Como você lida com o fato de ser mãe e ter uma carreira profissional consolidada? 

Hoje para mim é mais fácil. Tenho uma filha de 27 anos e outra de 25, então, já são adultas e independentes, mas me lembro que há uns 4 anos fiz faculdade com elas e elas diziam que por onde andavam todos cumprimentavam e já logo perguntavam por mim. Eu vivia dizendo que estudava junto com elas. Além disso, acho que “causava” um pouquinho, mas que mãe não gostaria de ter a oportunidade de estar na mesma faculdade das filhas? Eu aproveitava! 

“Pude mostrar a elas que não importa o quanto o tempo passe, podemos ser o que quiser, basta lutar e perseguir os sonhos”

Com isso, pude mostrar a elas que não importa o quanto o tempo passe, podemos ser o que quiser, basta lutar e perseguir os sonhos. E não é diferente no trabalho, estou há 11 anos na EOM e não vejo o tempo passar! Acredito que seja porque gosto do que faço, sou da área administrativa e é um prazer ver todos os alunos aprendendo e realizando os sonhos de se formarem. Acho que foi essa inspiração que me fez ir atrás dos meus estudos. Hoje, trabalho e estudo psicanálise, o que me toma um bom tempo lendo, mas tento ao máximo organizar meus horários para que eu tenha o meu momento com minha família também.

Elaine com suas filhas na cerimônia de graduação

O que te inspira a ser uma mãe melhor? E uma profissional excelente?

Somos seres humanos, cheios de falhas e ninguém tem a poção mágica de criar filhos perfeitos ou sermos perfeitos em nosso trabalho, mas acho que, no fundo, o que é importa é  fazermos ajustes todos os dias em nossas atitudes, nossas palavras, nosso modo de ver as coisas. Vivendo assim, podemos ser sempre melhores.

Acredito que tudo o que temos e somos é um presente divino e essa é minha inspiração para dar sempre o melhor. Se acordo em mais um dia, já tenho a oportunidade para mudar ou fazer alguma coisa. 

Você acredita que a Elaine mãe e a Elaine profissional são parecidas? Se não, no que elas diferem? 

Elas são as mesmas! Hora enérgica, hora mãezona…não consigo ser diferente nos ambientes. Amo momentos de descontração e fazer brincadeiras só para ver os outros rirem. Na secretaria não é diferente, temos nossos momentos de diversão e é isso que deixa nosso trabalho mais leve e prazeroso. 

Você tem um longa carreira na EOM, como foi evoluir durante esse período? Se recorda de algum desafio?

Eu passei por várias mudanças e aprendizados na EOM e vejo como oportunidades que me permitiram crescer. Eu queria e precisava desse crescimento e ainda me vejo em todos os momentos aprendendo algo ou buscando mais conhecimentos. Costumo dizer que, quando falo na EOM, vejo uma porta gigantesca que dá acesso a várias outras portas. Foi assim a minha trajetória. Comecei como assistente e aos poucos a escola foi crescendo e eu cresci junto. Me tornei coordenadora do departamento de secretaria, isso foi algo que me inspirou a dar ainda mais de mim e com muito carinho.

“Eu passei por várias mudanças e aprendizados na EOM e vejo como oportunidades que me permitiram crescer.” 

Vejo hoje uma Escuela de Osteopatía de Madrid que cresceu, trouxe ótimos profissionais e me traz muita segurança, mas ainda nos primeiros anos na empresa, minhas filhas eram adolescentes e foi uma fase meio complicada para mim. Lembro que levava elas na porta do colégio e ia trabalhar, na hora do almoço tinha que buscá-las para levar para casa da minha mãe, que ficava encarregada de estar de olho – pois, cá entre nós, essa fase realmente exige muito mais atenção, muita paciência e muito amor. O lado mãe fica mais puxado, mas é uma fase que passa e serve para fortalecer os laços entre mãe e filha. Felizmente, sempre encontrei na EOM uma família que me apoiou em todas as fases! 

Exercer o papel de mãe e de profissional é uma desafio que as mulheres cumprem com maestria em qualquer área de atuação. Fazemos questão de enaltecer a importância dessas profissionais nas realizações da EOM Brasil e de oferecer oportunidades para que elas vivam a carreira dos seus sonhos. 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.