Descobertas osteopáticas: o corpo humano é mais poderoso do que muitos profissionais imaginam

Descobertas osteopáticas: o corpo humano é mais poderoso do que muitos profissionais imaginam

Quanto mais você estuda sobre a osteopatia, maior é a compreensão de que o corpo humano é capaz de realizar feitos inimagináveis. O Dr. Andrew Still enxergou no método de tratamento uma forma de revolucionar a própria concepção da medicina, e conseguiu! Suas descobertas a respeito das estruturas e sistemas corporais diferenciam os profissionais do presente e preparam os fisioterapeutas para um cenário de saúde complexo. 

A primeira escola de osteopatia do mundo, a American School of Osteopathy, em Kirksville, foi fundada em 1892. De lá para cá, muitas coisas mudaram na sociedade. Pesquisas científicas foram feitas e as técnicas manuais evoluíram, mas uma coisa continua muito clara: a importância da anatomia. Ou melhor, o seu poder! 

O corpo tem tudo o que precisa para encontrar a saúde. Dito isso, o tratamento e o estudo da osteopatia são baseados em anatomia, fisiologia e biomecânica, para que o fisioterapeuta mergulhe profundamente nesses assuntos, com o objetivo de entender tudo sobre o funcionamento do corpo humano para que possa conduzi-lo da melhor forma. 

O Dr. Daniel Queiroga, Monitor EOM Brasil, compartilhou que a ideia de que promover a saúde é mais importante do que tratar doenças foi algo que nunca tinha visto antes. Além disso, o profissional compreendeu que o corpo tem uma capacidade de superar adversidades. 

“Descobri que sou apenas um facilitador do processo de reabilitação”

Dr. Daniel Queiroga, Monitor EOM Brasil

Os profissionais especializados em osteopatia desenvolvem uma visão integrada, que valoriza o potencial de recuperação do corpo humano.

O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas que trabalham de maneira conjunta para garantir o funcionamento perfeito do organismo. O Dr. Still acreditava que as enfermidades, suas causas e tratamentos, são consequências de desequilíbrios internos que repercutem sobre o corpo. Quando entende que seus conhecimentos servem para direcionar o funcionamento do organismo, já que o maior controle está nele próprio, o fisioterapeuta tem mais sucesso em sua prática clínica. 

Compreender os efeitos internos originários da estrutura é um arte que o fisioterapeuta passa a entender conforme avança em seus estudos de osteopatia. O Dr. Rodrigo Guerzoni, Docente EOM, destaca que sua descoberta osteopática foi a correlação dos sistemas corporais com a mente e espirito. Tudo precisa estar em harmonia para que haja saúde! 

Quanto ao poder do corpo humano, o professor também compartilhou que descobrir que o osso pode ser imobilizado foi algo surpreendente. A surpresa em relação à capacidade também foi algo que marcou a história do Dr. Pedro Vidinha, Docente EOM. Para ele, descobrir “como o corpo é interligado e como podemos atuar sobre os diversos sistemas” foi algo marcante.

A atuação da osteopatia não deve ser confundida com algo místico e nem sobrenatural. Ela está pautada no estudo completo da anatomia, da fisiologia e biomecânica. A força dos profissionais está na capacidade e na compreensão do corpo humano e de tudo o que ele é capaz de fazer. 

Na Semana da Osteopatia EOM, reforçamos que estudar osteopatia é desenvolver uma nova maneira de raciocinar sobre seu papel como profissional.

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.