Descobertas osteopáticas: as relações interdependentes dos sistemas precisam ser consideradas

Descobertas osteopáticas: as relações interdependentes dos sistemas precisam ser consideradas

Todos os sistemas do nosso organismo estão interligados. Não faz sentido olhar para um aspecto sem considerar outro. Esse conceito de integralidade é reconhecido há um tempo pelos profissionais da osteopatia, aliás, desde a criação do termo, em 22 de junho de 1874, pelo Dr. Still. É interessante perceber como a relação de tudo o que compõe o corpo humano tem impacto na saúde e na doença. Você já pensou sobre isso?  

De acordo com a definição do próprio Still, a osteopatia “é um conhecimento científico de anatomia e fisiologia em mãos de uma pessoa com inteligência e destreza que pode aplicá-lo para uso do homem que se encontra aflito ou machucado”. Quando se especializa na área, o fisioterapeuta amplia sua visão profissional e, de quebra, consegue compreender formas de melhorar sua própria saúde, por meio do domínio do funcionamento do corpo. 

Dra. Ana Paula Cochar, Docente EOM

Ao iniciar os estudos em osteopatia, a Dra. Ana Paula Cochar, Docente EOM, teve uma noção maior da integralidade do corpo. Isso porque o raciocínio osteopático propõe uma maneira de pensar sobre o paciente que nenhuma outra especialidade tem.

“Minha descoberta osteopática foi descobrir o gosto pelo estudo e o quanto o êxito profissional está atrelado a isso. Muito além de retorno financeiro, a osteopatia tornou possível o sonho de ajudar verdadeiramente as pessoas.”

Dra. Ana Paula Cochar, Docente EOM

Se você é um entusiasta da área, já deve ter escutado que a Osteopatia é baseada na perfeição da obra da natureza. Quando todas as partes do corpo humano estão alinhadas, gozamos de saúde. Quando não estão, o efeito é a doença. Pode parecer inspirador e, na prática, realmente é. Independente do tempo de carreira, quando o profissional presencia a experiência de reajuste corporal e percebe que a estrutura encontrou seu próprio caminho, esse é um momento de surpresa. 

A osteopatia é a especialidade que entende todo o corpo humano e considera sua autonomia! 

Sabe qual é a característica que diferencia o Fisioterapeuta Osteopata de outros profissionais? Seu respeito pelo corpo humano! O bom profissional entende que não é o único responsável pela recuperação do paciente. Aliás, é o corpo quem recorre às relações para entregar a resposta exata. 

Quando saiu da graduação de fisioterapia e foi estudar osteopatia, o Dr. Fellipe Araújo, Monitor EOM, ficou surpreso com as relações interdependentes dos sistemas. Perceber que a osteopatia pode colaborar com a melhora da qualidade do sono e até contribuir com o sistema gastrointestinal trouxe ainda mais motivação para a vida do profissional. 

Dr. Murilo Gonçalves, Monitor EOM

A Dra. Isabel Noleto, Monitora EOM, compartilhou que estudar as cadeias lesionais foi uma novidade para ela e perceber que o corpo humano é totalmente interligado foi sua descoberta osteopática. Já para o Dr. Murilo Gonçalves, também Monitor EOM, além da integração dos sistemas corporais, o que mais surpreendeu foi a compreensão do indivíduo como um todo. 

“Não imaginava o quanto podemos contribuir para a adequada funcionalidade de órgãos internos atuando sobre o músculoesquelético, tecidos de revestimento ou através do sistema nervoso autônomo”

Dr. Murilo Gonçalves, Monitor EOM

 

O amor por aprender envolve o fisioterapeuta em todas as etapas da Formação em Osteopatia. Percebemos como os profissionais se transformam a cada experiência e temos orgulho de participar do crescimento de cada um que cruza seu caminho com o da EOM. 

No Dia Mundial da Osteopatia, celebramos e agradecemos pela existência de um método de tratamento tão completo e surpreendente! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.