Como o raciocínio osteopático permite que o profissional se reinvente

Algumas áreas de trabalho continuam sendo importantes em qualquer momento da sociedade. Esse é o caso da fisioterapia, que segue prestando suporte para a saúde geral, com atendimentos que previnem doenças, reabilitam movimentos e colaboram com a qualidade de vida. Apesar disso, todos concordamos que para que o fisioterapeuta se mantenha relevante no mercado, é necessário que ele se reinvente de tempos em tempos.

Se reinventar é desenvolver suas habilidades e buscar conhecimentos para se adaptar às mudanças do mercado profissional. Você já ouviu a expressão “Mundo VUCA”? A sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade), fala sobre o mundo de rápidas mudanças e sobrecarga de informações que vivemos. O principal impacto dessa maneira de viver é a imprevisibilidade em todos os setores, inclusive o da saúde. 

A dificuldade de compreender cenários e os eventos incontroláveis são desafios que os fisioterapeutas enfrentarão daqui para o futuro. Apesar da fisioterapia ser um dos campos com mais potencial para crescer nos próximos anos, por conta do comportamento das pessoas, os fisioterapeutas devem ter a consciência de que só o conhecimento adquirido na faculdade não basta, é preciso dar um passo a mais. 

Entender quais são suas competências e saber quais habilidades serão necessárias para atender o paciente do futuro é o caminho para o fisioterapeuta não ver sua carreira estagnar. É importante ressaltar que se reinventar não quer dizer mudar de área ou abrir  mão de tudo o que você tem, mas sim mostrar para seu paciente que você está preparado para entregar a qualidade que ele exige. 

Pense em um fisioterapeuta apaixonado por Pilates. Ele não precisa deixar de lado sua paixão para se destacar, buscar uma especialização em osteopatia para aperfeiçoar seus atendimentos e potencializar o resultado dos alunos, oferecendo um suporte mais assertivo e treinamentos específicos. O resultado será uma aula de Pilates com resultados diferenciados, entregando saúde além do convencional para os alunos. São diferenciais que agregam e fazem a percepção sobre o profissional mudar!

Razões que tornam promissora a carreira do fisioterapeuta com a osteopatia

Multidisciplinaridade

A osteopatia pode trabalhar em conjunto com diferentes área da saúde, porque prioriza a relação entre os sistemas e o entendimento integral do corpo humano. O fisioterapeuta que possui conhecimento sobre o raciocínio osteopático trabalha com todos os tecidos e todos os sistemas corporais, o que permite que ele atue em praticamente qualquer alteração de saúde. 

A transdisciplinaridade aumenta as perspectivas do profissional no mercado de fisioterapia. O fisioterapeuta osteopata pode oferecer um tratamento com foco na osteopatia ou pode utilizar a filosofia osteopática como suporte na recuperação do paciente que está sendo tratado por outro profissional. Uma vez que a osteopatia tem como proposta otimizar a função corporal – a relação dos sistemas do corpo humano e os fatores ambientais e pessoais – ela pode estabelecer parcerias com várias especialidades da medicina e também com a odontologia, nutrição e outras profissões da saúde. O mercado de trabalho se abre para o fisioterapeuta que incorpora a filosofia osteopática. 

Ampliação na visão do profissional 

Dentro da formação completa em osteopatia, o fisioterapeuta irá estudar de forma profunda todo o sistema músculoesquelético, visceral, cranial, metabólico e as relações entre eles. A partir desses conhecimentos, ele será capaz de visualizar seu paciente de maneira integral, aperfeiçoando todo o conhecimento que obteve na graduação de fisioterapia. Isso é uma vantagem no mercado de trabalho, porque o profissional que desenvolve um olhar mais criterioso oferece tratamentos diferenciados.

A visão que o fisioterapeuta osteopata desenvolve permite que ele ofereça um diagnóstico certeiro tanto tecidual quanto funcional e é por isso que ele trata a origem do problema, não apenas o sintoma. O resultado de um atendimento excelente é o aumento no retorno financeiro e na procura pelos seus serviços. Se reinventar na área da fisioterapia quer dizer elevar a eficácia dos seus atendimentos, a satisfação dos seus pacientes e construir uma carreira sólida. É preciso ter um conhecimento além do nível médio para atingir todos esses objetivos! 

Estar pronto para as mudanças do mercado requer dedicação e investimento de tempo em você. Reflita sobre como a osteopatia pode alavancar tanto sua carreira quanto melhorar a vida dos seus pacientes e não hesite em buscar maneiras de ser um excelente profissional. O futuro é de quem valoriza a qualidade! 

Quer entender mais sobre como a osteopatia pode contribuir para sua área de atuação?

Fale com a equipe EOM

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.