Osteopatia e medicina: veja como os profissionais das áreas se complementam

Poucos profissionais da área da saúde podem trabalhar com tantas outras áreas de forma conjunta como o fisioterapeuta osteopata. Isso acontece porque a osteopatia tem em sua raiz metodológica o holismo e a relação entre os sistemas como base da sua forma de atuação. Não há dúvidas de que, quando combinadas, a osteopatia e a medicina são capazes de proporcionar o melhor tratamento ao paciente. 

Criada no século XIX, a osteopatia é uma área que estuda o ser humano de forma global, pois está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira conjunta. Atualmente, é um dos segmentos da Fisioterapia que mais respalda profissionalmente o fisioterapeuta, trazendo credibilidade e reconhecimento por seus resultados clínicos, isso porque tem uma filosofia e uma metodologia de diagnóstico e tratamento que faz com que o profissional passe a ter uma visão muito mais abrangente do paciente.

Praticamente todas as áreas da medicina podem se beneficiar do trabalho do fisioterapeuta osteopata 

Em uma rotina de atendimentos, é comum que medicina e fisioterapia se encontrem. Nesse momento, se o fisioterapeuta é especializado em osteopatia, seu trabalho ganha destaque. Alguns médicos costumam se surpreender com a diferença no tempo de recuperação quando o paciente é tratado com o raciocínio osteopático, já que ele proporciona a recuperação da saúde do paciente em menos sessões do que o tratamento que se dedica apenas a parte mecânica do corpo. E não é apenas na ortopedia que a osteopatia contribui. Ela pode atuar até em casos de infertilidade conjuntamente com o médico especialista em reprodução humana.

Um outro exemplo de como a osteopatia se relaciona com a medicina é o trabalho do médico esportivo. O foco dessa área é o estudo sobre como o exercício físico pode ser utilizado na prevenção, no tratamento e na reabilitação de pacientes. Alguma similaridade com o trabalho do osteopata? Muitas! 

Obviamente, cada profissional tem suas obrigações e habilidades, mas áreas que exigem mais cuidados musculoesqueléticos só têm a ganhar quando o médico e o fisioterapeuta osteopatia se juntam. Esses dois profissionais podem e devem atuar em conjunto para atender aos pacientes de forma mais eficiente.

O fisioterapeuta osteopata tem maior afinidade com a anatomia e fisiologia humana. Esses conhecimentos são essenciais para se realizar uma avaliação extremamente rigorosa dos sistemas corporais e de suas relações, que podem ou não se alterar reciprocamente. Por isso, não é surpresa para ninguém que esse profissional tem resultados acima da média. Isso faz com que ele seja mais respeitado por seus colegas e outras profissionais da saúde, além de ter mais pacientes e pode cobrar preços justos, condizentes com um atendimento de alta qualidade. 

A versatilidade da osteopatia e a sua capacidade de tratar o corpo humano de forma completa com a proposta de otimizar a função corporal, pode estabelecer convênios e parcerias com várias especialidades da medicina e também com a odontologia, nutrição e outras profissões da saúde.

Acredita que a especialização em osteopatia é o que a sua carreira precisa?

Fale com a equipe EOM Brasil! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.