Como a osteopatia e a quiropraxia se relacionam?

Como a osteopatia e a quiropraxia se relacionam?

É bastante comum recebermos contatos de fisioterapeutas que atuam com quiropraxia e que estão interessados em entender como a osteopatia pode contribuir com seu trabalho. Ficamos contentes quando podemos esclarecer essas dúvidas, porque é normal que as pessoas pensem que as duas áreas são concorrentes, quando, na verdade, o conhecimento em osteopatia aprimora o trabalho com a quiropraxia. Você já pensou sobre isso? 

A quiropraxia é eficiente no tratamento e prevenção de doenças que envolvem as articulações, principalmente as que afetam a coluna vertebral. Sua principal atuação está no sistema neuromusculoesquelético. É por isso que a osteopatia tem tanto a contribuir com o trabalho do quiropraxista, já que amplia os conhecimentos, abrangendo também os sistemas visceral, cranial e metabólico.

Diante de tantas similaridades, às vezes, a quiropraxia e a osteopatia são confundidas. Mas é importante lembrar que elas têm suas particularidades. Em geral, o tratamento de quiropraxia trabalha com as articulações de membros superiores, inferiores e com toda a coluna vertebral, buscando sempre diminuir o estresse sobre a estrutura muscular e óssea humana. Já a osteopatia tem uma atuação mais ampla, podendo tratar alterações do Sistema Nervoso Autônomo, problemas viscerais, cefaleias, enxaquecas e muito mais. É a junção das áreas que proporciona um tratamento mais completo.

O que a osteopatia acrescenta na atuação do quiropraxista? 

Permite que ele tenha uma visão global do paciente

A osteopatia amplia a visão do profissional e permite que ele adquira conhecimentos profundos em anatomia, biomecânica, fisiologia e patologia. Esse conjunto de informações faz com que ele atue de forma global nas doenças dos pacientes de diferentes idades e estilos de vida.

Capacidade de fornecer diagnósticos mais precisos

O raciocínio osteopático tem como foco o diagnóstico. Antes de entrar com técnicas e manipulações, é preciso descobrir onde está a causa do problema e quais as consequências. Como na osteopatia se estuda de forma profunda todo os sistemas do corpo, você consegue ir a fundo para descobrir a cadeia lesional. 

Maior domínio de patologias 

O conhecimento em osteopatia permite que o quiropraxista trate alterações em praticamente todas as regiões do corpo, assim, ele pode recuperar patologias que não pareciam ser possíveis para profissionais especializados em reeducação corporal. Além disso, na Formação em Osteopatia o fisioterapeura desenvolve neurologicamente várias habilidades, um bom controle proprioceptivo do próprio corpo e aprende a perceber a melhor forma de manejar o paciente, para conseguir trabalhar seu corpo com diferentes técnicas. Esse conhecimento potencializa os resultados nos atendimentos na clínica de quiropraxia. 

Resultados mais rápido e duradouros

Em outras palavras: pacientes satisfeitos e indicando seu atendimento! 

Focando nos sistemas nervoso e circulatório e levando em consideração a origem do problema, ao invés de apenas os sintomas passageiros, as pessoas sairão do seu consultório muito mais satisfeitas. Além disso, o tempo e quantidade de sessões podem variar de acordo com a particularidade de cada caso, mas costumam ser menores em relação a outros métodos de tratamento. Um outro ponto de destaque é que, por tratar a origem da dor, dificilmente o paciente voltará a sofrer com a mesma questão, o que deixará ele bem feliz. 

Tanto a quiropraxia quanto a osteopatia são modalidades de tratamento não invasivas e atuam diretamente na correção das alterações do corpo. A principal vantagem de aliar as duas é obter resultados efetivos no tratamento das dores crônicas. É engano pensar que um conhecimento elimina o outro. Juntos, eles formam um profissional completo!  

Quando o fisioterapeuta se especializa em osteopatia ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o quiropraxista, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente. Se você deseja ser referência em quiropraxia e melhorar o índice de recuperação em seus pacientes, invista na especialização em osteopatia. 

Quer conhecer mais sobre a Formação em Osteopatia EOM?

Fale com a equipe! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.