Como a especialização em osteopatia melhorou os resultados de um profissional que trabalha com fisioterapia pediátrica

Como a especialização em osteopatia melhorou os resultados de um profissional que trabalha com fisioterapia pediátrica

A fisioterapia pediátrica é uma área em ascensão que exige do fisioterapeuta habilidades específicas e muita sensibilidade para lidar com a saúde das crianças. Pensando em desenvolver as técnicas e aprimorar a capacidade de avaliação, os profissionais buscam a osteopatia e percebem que os conhecimentos da formação têm impactos positivos nos atendimentos. 

O profissional que atua com fisioterapia pediátrica trata de recém-nascidos e crianças até o período da puberdade, que geralmente acontece por volta dos 12 anos. Na rotina de trabalho, pode lidar com desordens multifatoriais, causadas por patologias congênitas ou adquiridas, nascimento prematuro ou alterações genéticas, com o objetivo de reorganizar as estruturas e promover um crescimento saudável. 

O Dr. Andrew Taylor Still, criador da osteopatia, dizia que “Nunca nos recuperamos completamente de termos nascido” e esse é o princípio que norteia a osteopatia pediátrica: o corpo humano passa por processos durante o nascimento, que podem impactar na saúde e desenvolvimento até o final da vida. O diferencial do tratamento osteopático é essa capacidade de avaliar para prevenir o aparecimento dessas doenças. 

O profissional de fisioterapia pediátrica encontra na osteopatia conhecimentos que potencializam sua capacidade de diagnosticar! 

A Dra. Amanda Cunha trabalha com fisioterapia pediátrica hospitalar e intensiva desde 2011. Em 2017, ingresso na Formação em Osteopatia e já começou a sentir diferença nos atendimentos! 

 “A princípio, percebi mudanças importantes nas minhas técnicas. Além delas ficarem mais delicadas e suaves, trazendo mais conforto aos pacientes, senti que ficaram muito mais eficazes. Hoje consigo atender pacientes instáveis que antes, só com as técnicas de fisioterapia respiratória, não conseguia atender.

Desde que entrei para o mundo da osteopatia consegui mudar minha técnica na hora do atendimento e principalmente, a visão que eu tinha do paciente.

Além disso, passei a enxergar o paciente como um todo, considerando a ligação que existe entre seus sistemas, por isso, consigo entender muito melhor as consequências dos procedimentos realizados dentro da UTI. Aos poucos, estou conseguindo aplicar as técnicas de osteopatia para tentar minimizar essas consequências.”

Os principais diferenciais trazido pela Formação em Osteopatia nos atendimentos da fisioterapia pediátrica é: 

  • Assertividade na avaliação pós-parto.

Os ossos da cabeça do recém-nascido são muito maleáveis, devido à sua constituição maioritariamente membranosa, uma vez que a sua completa ossificação apenas se conclui por volta da puberdade. Isso significa que durante o trabalho de parto, podem ocorrer algumas alterações que são imperceptíveis para os pais, mas que um fisioterapeuta osteopata é capaz de avaliar e tratar. Com o raciocínio osteopático e seu olhar treinado, o fisioterapeuta consegue identificar disfunções e manipular regiões para evitar que o bebê sofra com problemas ao longo do seu desenvolvimento!  

  • Capacidade de tratar distúrbios do sono, agitação, nervosismo, além de transtornos digestivos como problemas na sucção/deglutição, cólicas, refluxo gastro esofágico, hérnia de hiato, gases, diarreia e obstipação.

O fisioterapeuta especializado em osteopatia consegue realizar manobras que contribuem para a mobilidade aos tecidos e a melhora dos sintomas – essas manipulações podem ser articulares, musculares, nas fáscias ou vísceras. Fizemos um episódio do Osteotalks exclusivo para abordar como a osteopatia amplia os horizontes do fisioterapeuta, permitindo que ele contribua para o desenvolvimento saudável da criança. Assista completo agora

O profissional de fisioterapia pediátrica que deseja otimizar seus resultados clínicos e contribuir para o crescimento saudável dos seus pacientes encontra na especialização em osteopatia uma oportunidade de desenvolver suas técnicas e interiorizar o raciocínio osteopático. Fale com a equipe EOM e conheça mais sobre o novo modelo da formação! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.