Quando é indicado utilizar a osteopatia?

Quando é indicado utilizar a osteopatia?

Assim que tem o primeiro contato com a osteopatia, muitos fisioterapeutas não conseguem visualizar como ela pode ser aplicada em sua prática clínica. É o seu caso? Saiba que isso é natural, porque essa é uma área em ascensão. A parte interessante é que logo que descobrem mais sobre o raciocínio osteopático, os profissionais se apaixonam e entendem como ele é fundamental para oferecer um tratamento diferenciado e com maior índice de recuperação. 

Quem faz osteopatia aprofunda muito seus conhecimentos de anatomia, biomecânica, fisiologia e patologia. Essa base teórica é combinada com experiências práticas para aprimorar as técnicas manuais, por isso, o profissional adquire uma visão global, que permite a realização de diagnósticos mais precisos. Muitas áreas da fisioterapia se beneficiam com os conhecimentos da osteopatia, tendo seus resultados potencializados.

Se você trabalha com pilates, reabilitação, fisioterapia esportiva, acupuntura, saúde da mulher, quiropraxia, entre outras áreas, pode ter certeza que a especialização tornará suas aulas ou sessões diferenciadas, com um “toque a mais”, entende? Inclusive, a osteopatia é uma área versátil, porque tem como fator guia o raciocínio osteopático, que torna os tratamentos mais assertivos.

Em qual momento aplicar o raciocínio osteopático?

O raciocínio osteopático é a capacidade de pensar e relacionar as queixas e sintomas para chegar a um diagnóstico. Somente quando possui um conhecimento do corpo humano e de todos os processos envolvidos em seu funcionamento é que o fisioterapeuta consegue desenvolver essa maneira de olhar e pode aliar isso ao conhecimento que possui. Essa forma de refletir ao longo do atendimento muda tudo! 

O fisioterapeuta especializado em osteopatia consegue aplicar o raciocínio osteopático em todas as suas sessões, porque ele diz respeito à avaliação do paciente. O tratamento indicado e as técnicas de manipulação escolhidas após a análise vai depender dos sintomas apresentados pelo paciente, mas a forma de interpretar as queixas e os exames será diferenciada. 

É essa avaliação assertiva que diferencia o profissional na área que escolheu atuar. 

Se você ainda tem dúvidas em relação à quando utilizar a osteopatia no seu dia a dia, lembre-se de que ela pode e deve ser aplicada em pessoas de várias faixas etárias, desde crianças, esportistas em geral, até a terceira idade, pois é capaz de promover a saúde e amenizar as dores e lesões. Dos fisioterapeutas que atuam com pediatria até os que estão na área esportiva, todos podem se beneficiar da osteopatia. Aliás, é nela que esses profissionais encontram a maneira para crescer e se destacar. 

Estudar osteopatia vai colaborar com a sua performance profissional e fará toda a diferença nos seus resultados clínicos. Quanto mais você pratica o conhecimento adquirido em cada experiência da especialização, maiores são as demonstrações do quanto ela é fantástica. Aqui na Escuela de Osteopatia de Madrid somos apaixonados por propagar esses conceitos, porque sabemos o tamanho do impacto na vida de cada fisioterapeuta que se compromete a interiorizar o raciocínio osteopático.

Ficou curioso para saber como a osteopatia pode colaborar com sua atuação?

Converse com nossa equipe! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.