Osteopatia na pandemia: como ela tem sido importante

A osteopatia sempre se mostrou eficaz no combate a muitas disfunções e desconfortos do corpo humano. Com um histórico de tratamento tão rico em bons resultados, era de se esperar que o raciocínio osteopático fosse importante também para a reabilitação de pacientes pós-covid. Para nossa alegria, os profissionais especializados em osteopatia têm sido fundamentais na saúde dessas pessoas.

Pelo coronavírus ser uma doença infecciosa do trato respiratório e que pode causar disfunção respiratória, física e psicológica nos pacientes afetados, os conhecimentos em osteopatia são fundamentais durante o tratamento clínico e após a cura. O método de tratamento preza pela individualidade de cada paciente e pela análise profunda do funcionamento dos sistemas corporais, por isso, pode promover uma recuperação mais efetiva e focada na normalização da saúde.

O fisioterapeuta especializado em osteopatia pode contribuir com diferentes queixas

No começo da pandemia os profissionais perceberam um aumento na busca por tratamentos para aliviar dores causadas pela má postura, como consequência do trabalho em home office. Porém, com o agravamento da situação, os fisioterapeutas passaram a participar dos atendimentos intensivos e tornaram-se indispensáveis nas UTIs COVID. E a importância do trabalho não parou por aí: hoje os cuidados do fisioterapeuta osteopata é a melhor opção para pacientes que sofrem com traumas da doença.

A Dra. Ana Paula Cochar, Docente EOM, participou do Programa Alto Astral, transmitido pela TV THATHI, para compartilhar algumas informações a respeito do impacto da pandemia na saúde das pessoas e como a osteopatia é importante para amenizar as sequelas e otimizar a saúde.

Assista agora: clique aqui

Osteopatia na pandemia: uma oportunidade!

Os fisioterapeutas especializados em osteopatia podem observar um aumento na demanda pelos seus atendimentos

Se de um lado existe a necessidade do tratamento osteopático para a recuperação da qualidade de vida das pessoas, por outro, os profissionais têm a certeza de que desempenham um papel fundamental na saúde. Isso significa que o mercado está aquecido para os fisioterapeutas especializados em osteopatia. Aliás, como a Dra. Ana Paula Cochar mencionou na entrevista, a colaboração entre áreas também está em alta – mais uma oportunidade para a valorização do serviço.

Não há dúvidas de que o atendimento do fisioterapeuta osteopata é diferenciado, principalmente porque essa é a área de especialização que prepara o profissional para reabilitar o funcionamento natural do corpo, não apenas lidar com as dores. Um dos princípios da osteopatia diz que o corpo possui todos os meios necessários para eliminar ou evitar as doenças, concluindo que é importante remover os obstáculos para o corpo trabalhar equilibrado. Essa visão que diferencia e valoriza o trabalho do fisioterapeuta osteopata.

A COVID-19 é extremamente agressiva ao corpo humano, por isso, a melhor maneira de lidar com ela e com suas consequências é a osteopatia. Por meio dos conhecimentos teóricos, das técnicas manuais e do raciocínio osteopático, o profissional se torna capaz de amenizar as sequelas e promover a saúde e o bem-estar do paciente.

Os estudos comprovam que a osteopatia é o tratamento mais indicado para auxiliar as pessoas na busca pelo seu estado natural e seguimos confiantes de que ela é o caminho para uma sociedade mais saudável.

É fisioterapeuta e deseja se especializar em osteopatia?
Fale com a nossa equipe!