Como a osteopatia contribui para o tratamento de pacientes pós-covid

Faz um tempo que a fisioterapia deixou de ser importante apenas para pacientes com problemas musculoesqueléticos. Nos últimos anos, os profissionais especializados em osteopatia se tornaram fundamentais para o tratamento de diferentes problemas, inclusive na recuperação de pacientes pós-covid.

O coronavírus pode se manifestar de diferentes formas nos organismos. Algumas pessoas sentem sintomas leves enquanto outras chegam a ficar internadas. Infelizmente, além de lutar contra o vírus, os pacientes que se encaixam na segunda opção precisam lidar com outros inimigos: as consequências de ficar tanto tempo parados, pois a imobilidade pode causar perda de massa muscular e das capacidades pulmonares. É aí que o trabalho do fisioterapeuta Osteopata se torna uma opção para a recuperação da qualidade de vida dos pacientes pós-covid.

A partir do momento que sai do hospital, o pacientes pós-covid deve ser avaliado por um profissional para que ele possa entender como está o quadro clínico e qual será o foco do tratamento. Por meio do raciocínio osteopático, o Fisioterapeuta Osteopata poderá fazer uma análise integrada do corpo humano com o objetivo de relacionar os sintomas e sugerir um tratamento que vai além das queixas físicas.

Os conhecimentos em osteopatia permitem que o fisioterapeuta tenha melhores resultados clínicos em pacientes que estão se recuperando da COVID-19

A especialização em osteopatia prepara o fisioterapeuta para sentir o paciente com excelência e dominar todas as abordagens osteopáticas para oferecer um atendimento direcionado para a origem da dor. Nos casos de pacientes pós-covid, em que as sequelas nem sempre são previstas, essa base de conhecimentos faz a diferença para que o tratamento seja eficaz e não feito apenas para mascarar os sintomas.

Para os casos mais complexos, os conhecimentos de anatomia, biomecânica, fisiologia e patologia permitem que o fisioterapeuta consiga encontrar um caminho para a reabilitação. Enquanto alguns profissionais têm sua atuação limitada à recuperação física dos pacientes que sofreram com a perda muscular, o Fisioterapeuta Osteopata consegue tratar alterações do Sistema Nervoso Autônomo, problemas viscerais, cefaléia e muito mais. Tendo em vista que os os principais sintomas persistentes em pacientes pós-covid são fadiga, falta de ar, dor de cabeça, perda de força muscular, dificuldade para enxergar ou incômodo nos olhos, faz sentido que a osteopatia seja um tratamento que oferece um alto índice de recuperação.

O profissional que atua com pacientes pós-covid deve entender que o acompanhamento é essencial para entender até quando os sintomas irão persistir, se serão de fato sequelas da covid-19, quais consequências podem gerar na qualidade de vida e como os conhecimentos do fisioterapeuta podem contribuir para a melhora da qualidade de vida.

Com a osteopatia é possível aumentar a resposta imune do paciente, entregando mais células de imunidade ao local da infecção, melhorando a circulação e corrigindo as restrições estruturais que estejam prejudicando o bom funcionamento do Sistema Nervoso Autônomo. O fisioterapeuta que consegue aplicar o raciocínio osteopático na recuperação dos seus pacientes é capaz de impactar a vida dele enquanto mostra a importância do seu trabalho!

Quer conhecer mais sobre a Formação em Osteopatia da EOM?

Fale com a nossa equipe!