Osteopatia e raciocínio osteopático: conheça as razões que fizeram esses profissionais se apaixonarem por eles

A osteopatia foi criada pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still e surgiu da visão que ele tinha de que no século XIX a abordagem aos pacientes era inadequada. Desde sua criação até hoje, o raciocínio osteopático tem sido especial na vida de quem vive a profissão e quem é tratado por ele. 

O Dr. Still tinha um enorme desejo de melhorar os métodos de tratamentos, baseando-se em critérios mais racionais e científicos. A partir de muitos estudos, ele criou um sistema de diagnóstico fundamentado em princípios fisiológicos, considerando todas as estruturas do corpo e suas relações. Ele afirmava que o corpo tem em si mesmo tudo o que é necessário para curar e evitar as doenças, porém é necessário que não haja obstruções nos canais nervosos, linfáticos, vasculares, além da nutrição celular e eliminação de dejetos…e foi assim que surgiu a osteopatia! 

O tratamento osteopático sempre foi pautado em estudos detalhados de anatomia e fisiologia humana e foi se desenvolvendo à medida que novas concepções surgiram e incrementaram todo o raciocínio descrito e deixado pelo Dr. Still. Ao falar da osteopatia, o médico dizia que “ela se baseia na perfeição da obra da natureza. Quando todas as partes do corpo humano estão alinhadas, gozamos de saúde. Quando não estão, o efeito é a doença. Quando se reajustam as partes, a doença cede passagem para a saúde.” 

Os princípios descobertos em 1874, fazem cada vez mais sentido na sociedade contemporânea e atraem os fisioterapeutas para essa área de atuação. Falando em profissionais que escolheram a osteopatia como um caminho para a vida, fomos atrás de descobrir por qual razão essa foi a área escolhida e qual é o sentimento atual. Veja as respostas! 

“A osteopatia e o raciocínio osteopático para mim são…”

  • Dra. Anne Weigert, 2º ano, EOM Curitiba. 

A osteopatia representa uma mudança de perspectiva e de rumo na minha vida profissional. Ela tem me proporcionado maior capacidade de raciocínio, através do raciocínio osteopático, possibilitado determinar a conduta a ser utilizada em cada paciente de maneira mais direta e assertiva. A osteopatia também enriqueceu muito meu arsenal terapêutico e o resultado tem sido um tratamento de maior qualidade e resposta mais rápida e efetiva.  

A razão que me fez escolher a osteopatia foi ter tido experiências pessoais satisfatórias com o método. Além disso, a possibilidade de ter um mentor como o Prof. Elcimar Reis, que desde a minha formação acadêmica têm contribuído muito e continua sendo fonte de inspiração, associada a uma característica pessoal minha de estar sempre em busca de aperfeiçoamento e de novos conhecimentos….Estou muito feliz e realizada por estar fazendo parte dessa família que é a EOM!”

 

  • Dr. Rodrigo Guerzoni, docente EOM.

“A osteopatia faz parte da minha vida, é o meu dia a dia. Trabalhar no consultório ou dando aulas me permite ajudar um grande número de pessoas. Isso é sensacional, pois é meu propósito de vida! Fico muito feliz quando um paciente consegue suas conquistas ou quando um aluno comenta comigo que conseguiu ajudar alguém com algo que aprendeu comigo. 

É um alimento para o meu eu interior. A osteopatia me trouxe a certeza de estar no caminho e hoje é meu propósito de vida.

 

 

  • Dr. Robledo Belaver, 5º ano, EOM Florianópolis. 

A osteopatia representa na minha vida uma filosofia e não apenas um método, sendo assim, me possibilita a quebra de paradigmas sobre como entender o ser humano, sua fisiologia, o meio em que vive, a forma como se adapta e como isso repercute no seu comportamento.

Tive meu primeiro contato com  a osteopatia durante uma aula da pós graduação, ministrada pelo Prof. Elcimar Reis. A partir de então, me vi interessado e instigado por esse método de tratamento.  Hoje, aluno do 5º ano da EOM Florianópolis (SC), vejo um futuro ótimo para a osteopatia, onde ela será cada vez mais aceita e reconhecida na comunidade científica.  E ainda, almejo que a osteopatia possa um dia chegar a população menos favorecida e em todos os níveis de atenção à saúde.”

 

 

 

“A verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo.”

Hermann Hesse

A osteopatia é a especialização que prepara o fisioterapeuta para lidar com as patologias do futuro enquanto colabora para que ele alcance os objetivos do presente. A cada ciclo percorrido nesta formação, o fisioterapeuta se descobre um novo profissional e um ser humano melhor. Na semana da osteopatia, ficamos contentes em perceber o quanto ela é importante na vida de cada pessoa que faz parte da família EOM

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.