Como a osteopatia se relaciona com o condicionamento físico

Uma das maiores questões encontradas nas clínicas de fisioterapia é sobre como promover o bom condicionamento físico nos alunos. E é fácil de entender a razão da preocupação, já que esse é um fator determinante na recuperação completa dos pacientes.

A fisioterapia é um tratamento que exerce papel importante no momento da reabilitação física e do preparo do corpo para as atividades que visam o ganho de condicionamento físico. Os profissionais costumam realizar procedimentos que abrangem diversas qualidades físicas ou capacidades do corpo, como potência, força, velocidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora, flexibilidade e resistência, com o objetivo de restaurar a capacidade do sistema cardiovascular, respiratório, para que continuem trabalhando em conjunto com o músculoesquelético.

Apesar da fisioterapia contribuir com a evolução da melhora do quadro clínico, não são raras as situações em que alguns pacientes não evoluem bem e que as causas disso não são bem identificadas. Em cenário como esses, uma boa saída pode ser aliar a osteopatia ao procedimento fisioterapêutico que está sendo utilizado para oferecer um atendimento com uma visão mais ampla.

Proporcionar melhora no condicionamento físico é um trabalho que precisa ser feito de forma completa pelo fisioterapeuta 

Você consegue imaginar o quão satisfatório seria proporcionar a recuperação dos seus pacientes e promover o condicionamento físico em poucas sessões? Aliando seu conhecimento fisioterapêutico com o conhecimento em osteopatia, isso é possível.

O raciocínio osteopático é baseado na interpretação do indivíduo como um ser único e integrado. Quando você aplica as metodologias visando o trabalho de reabilitação está colocando em prática o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde: não basta somente controlar as doenças, é preciso promover o bem-estar físico, psíquico, social e melhorar a qualidade de vida.

Quando um fisioterapeuta introduz uma abordagem osteopática em seus atendimentos, ele dá um importante passo em busca da melhor qualidade de vida do seu cliente. Um bom exemplo seria a utilização de técnicas viscerais que melhoram muito as aferências neurovegetativas, melhorando o tônus vagal, que promove diminuição da dor, maior capacidade de suportar agentes estressores, além de melhorar o quadro metabólico e psicobiológico. Não há dúvidas de que com isso, os alunos sairão se sentindo muito melhor!

Se você deseja ser um profissional que proporciona o ganho de condicionamento físico e a melhora da qualidade de vida em cada atendimento de fisioterapia, conheça a formação em osteopatia da EOM Brasil. Converse com nossa equipe e faça uma visita guiada nas nossas aulas! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem fazer uma diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.