A transdisciplinaridade da osteopatia e como isso beneficia o fisioterapeuta

O ser humano é único, mas composto por diferentes fatores. Quando o profissional de saúde compreende as diferentes partes do seu paciente, é capaz de entregar um atendimento personalizado e mais empático. Se pensarmos bem, a transdisciplinaridade é o norte para que os cuidados sejam eficazes! 

A transdisciplinaridade é um conceito da educação que compreende o conhecimento de uma forma plural. É também uma ótima palavra para explicar o que é osteopatia, um método de tratamento que prioriza a visão integral do paciente e que pode colaborar com diferentes segmentos da saúde. Independente da área de atuação, o fato é que quando você consegue considerar diferentes aspectos na avaliação do paciente, você tem um olhar mais profundo!  

A osteopatia reúne conhecimentos que permitem uma visão mais integrada do paciente 

Considerada uma especialidade que entende todo o corpo humano, a osteopatia tem uma base de conhecimentos variada, o que permite que o fisioterapeuta compreenda melhor seu paciente. Para entender como a transdisciplinaridade se apresenta ao aluno, basta pensar que a Formação em Osteopatia aprofunda os conhecimentos nos sistemas visceral, cranial e metabólico, além de desenvolver o raciocínio osteopático, que colabora para que o Fisioterapeuta Osteopata atue em conjunto com outros profissionais da saúde. 

O raciocínio osteopático é desenvolvido a partir do momento em que o profissional tem acesso a conhecimentos que colaboram entre si, abrindo espaço para um modo de pensar único – a união dos conhecimentos é fundamental para fortalecer a visão osteopática. Não são raros os casos em que o aluno entra na Escuela de Osteopatía de Madrid com o objetivo de aprender um tema específico, mas sai com uma bagagem de conhecimentos mais completa do que poderia prever e com habilidades que tornam sua colaboração fundamental para tratamentos que vão além da fisioterapia. 

Em um depoimento para o canal da EOM Brasil no Youtube, a Dra. Amanda Denari compartilhou que procurou a escola com o objetivo de aprimorar sua capacidade de análise, justamente pela variedade de conhecimentos distribuídos ao longo dos ciclos de estudos.  

Por que a osteopatia contribui para a carreira do fisioterapeuta?

  • A osteopatia trabalha a unidade do corpo e, por consequência, a unidade do conhecimento. A ideia é estimular uma nova compreensão da realidade, ligando elementos que passam entre, além e através das disciplinas.
  • O profissional especializado em osteopatia pode estabelecer convênio com outras profissões, aumentando suas possibilidades no mercado profissional.
  • A partir do momento que o fisioterapeuta consegue tratar patologias mais complexas, por meio do raciocínio osteopático, seu nome no mercado será mais forte e os pacientes recomendarão seus atendimentos. 
  • Os conhecimentos variados permitem que o fisioterapeuta faça um diagnóstico mais preciso, sendo capazes de reconhecer doenças que muitos profissionais não conseguiram diagnosticar.  

A osteopatia é uma maneira diferente de pensar a saúde, onde a integralidade do ser humano é considerada na hora de promover a reabilitação. Não há dúvidas de que o futuro da saúde pede empatia e uma capacidade de avaliação assertiva. Em outras palavras: os próximos anos exigirão a capacidade de unir conhecimentos em prol da saúde dos pacientes. Tudo o que a osteopatia é capaz de proporcionar ao fisioterapeuta!

Deseja conhecer mais sobre a Formação em Osteopatia da EOM?

Fale com a nossa equipe!

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.